sábado, 30 de abril de 2011

Mini-berinjelas com Figo Iraniano



Esta receita inventei olhando para as mini-berinjelas no mercado hoje à tarde. Estavam linda,s fresquinhas, duras. A cor era de um roxo como poucas vezes a gente vê. Comprei algumas e resolvi experimentar a mistura. Os figos iranianos estavam lindos, brancos. Pensei que daria certo, poi n. não é que deu! Ficou ótima a mistura.

Mini-berinjelas partidas ao comprido em quatro;
Figos iranianos secos também partidos em quatro (se não achar pode usar aqueles os indianos)
Cebola em rodelas
Vinho branco seco
Azeite de oliva
Sal
2 dentes de alho inteiros e pequenos ou 1 grande
Alecrim fresco (ou seco)
Folhas de manjericão
Pimenta siria

Corte a cebola em rodelas, descaque o alho e coloque numa frigeideira anti-aderente com o azeite de oliva. Quando a cebola estiver transparente junte as mini-berinjelas cortadas ao comprido,  o sal, a pimenta síria, as folhas de mangericão e o alecrim e frite um pouco. Na sequência junte os figos e o vinho branco. Vá pondo o vinho branco aos poucos para a berinjela ir cozinhando sem desmanchar.Não tampe a frigideira que a cor fica mais intensa.
Vou servir com o frango marroquino (que a Tania me ensinou fazer e que vou postar  aqui) e arroz com amêndoas e castanha de caju. Dá para servir também com pão como um antipasto. Fica uma beleza. Quem lê minhas receitas sabe que não sei muito trabalhar com proporções. Portanto, volta a velha história, bom senso e um pouco de experiência na cozinha, são o segredo de qualquer cozinheiro que não virou chef.

domingo, 24 de abril de 2011

Risoto de Champanhe e Vieras

Sempre pensei em fazer um risoto de champanhe que não fosse só o tradicional. Vendo umas vieras no freezer a Iara resolveu tirá-las para um risoto. Aí mais que depressa falei que eu podia fazer. Pensei: é agora que vou experimentar a combinação! 

Para duas pessoas
1 e 1/3 de xícara de arroz arbóreo
Um copo de 220ml de champanhe (usei um Mumm brut que tinha em casa. Mas pode ser um espumante nacional como o Terra Nova Brut, que é ótimo e barato).
300 gramas de vieras limpas
1 cebola média bem picada
1 1/2 colher de sopa de manteiga manteiga para o arroz e mais 1/2 colher para refogar as vieras
Sal
Pimenta do reino moída
Açafrão ou curcuma
Queijo ralado

 AS VIEIRAS
Comece pelas Vieiras, que devem ser temperadas com sal e um pouquinho de alho. Esquente 1/2 colher de sopa manteiga numa frigideira e refogue as vieiras (em fogo baixo), não mais que dois minutos de cada lado. Vai juntar  um  caldo que deve ser retirado da frigideira para usar  no arroz. Reserve as vieras refogadas.

O ARROZ
Numa panela frite a cebola na manteiga (misture um pouco de azeite de oliva para a manteiga não queimar). Quando a cebola estiver transparente junte o arroz e dê uma boa misturada. Junte metade do champanhe e continue mexendo. Acrescente o sal, a pimenta do reino e a curcuma. Junte o restante da champanhe, sempre mexendo para soltar o amido do arroz. Depois vá juntando água fervendo, sempre aos  poucos e o caldo das vieras. Quando o arroz estiver quase pronto, (coisa de 3 a 4 minutos antes de desligar o fogo), junte as vieras e misture bem. Depois desse tempo o arroz vai estar al dente, aí junte duas colheres de sobremesa de creme de leite e dê mais uma misturada para homogeneizar. Ponha na mesa um queijo ralado (ou uma mistura). Hoje usei uma mistura de parmesão com provolone. Mas cuidado, o queijo deve ser usado com mmuita parcimônia para não matar o sabor delicado do risoto, o mesmo vale para o creme de leite. Enfeite com cebolinha ou folhas de manjericão miúdo.  Este risoto é pura delicadeza !

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Carne de Boi com Crosta de Pimenta


                                         Foto: Jose Miguel Rasia

Em homenagem aos amigos argentinos (Marisu, Carlos, Martin, Marianela, Aldo e Alícia), esta receita  rústica, tipicamente argentina. Aprendi vendo um programa de culinária, na TV enquanto descansava um pouco no hotel  da bateção de pernas em  Buenos Aires. O bom  dessa comida é que fica maravilhosa e é de uma simplicidade franciscana. Será que o tal do São Francisco comia carne? Não acredito em santos, mas se ele existiu devia ser vegetariano. Ou pior, vivia de luz.


Um bom pedaço de Maminha. ( Na Argentina eles usam contra-filé sem osso
Pimenta do Reino em grão
Pimenta Branca em grão
Sal

Esquente as pimentas numa frigideira para soltarem o aroma e quebre-as. Não moa que aí não dá pra formar a crosta e muda o sabor. Espalhe um pouco de sal sobre a carne, não muito para evitar que a carne desidrate (complete o sal prato quando for comer). Passe as pimentas quebradas sobre a carne e asse em forno quente. É importante que você deixe boa parte da gordura da carne, para que esta fique macia. Quando estiver assada (mal passada ou ao ponto) retire a carne do forno e deixe descansar uns minutos antes de cortar para não perder o suco.