sábado, 21 de setembro de 2013

Risoto de Abóbora com Sálvia






Hoje o almoço foi de lascar de bom. Enquanto eu corria atrás de comprar uma mudas de tempero para o horta Iara preparou este delicioso risoto de abóbora. É uma receita e tanto, boa, barata e especialmente leve. Tenho certeza que vocês vão gostar muito, especialmente os vegetarianos. Nós como não somos vegetarianos comemos com coxa de frango temperada com alecrim e assada, uma boa salada de folhas e claro, um gole de vinho.

Para o Risoto (porção para 4 pessoas)

2 xícaras de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
2 xícaras de abóbora em cubos 
1 cebola média picada
Azeite de oliva
Sal
1 colher de sopa de manteiga ou 2 de requeijão cremoso
Folhas de Sálvia (uma dez bem frescas)
Caldo de carne (de boi ou de frango) 
Para os vegetarianos caldo de legumes

Frite a cebola no azeite de oliva até murchar. Junte o arroz e a abóbora, misture bem sem deixar fritar e vá juntando o caldo quente aos poucos. Mexa de tempos em tempos e  a medida que o arroz vai secando acrescente  caldo até ficar no ponto. Este processo de incorporar o caldo aos poucos e ir mexendo permite que o arroz solte todo o amido, o que deixa o risoto cremoso. Quando o arroz estiver cozido junte as folhas de sálvia, a manteiga ou o requeijão e misture bem. Deixe descansar uns  5 minutos Decore com algumas folhas de sálvia e polvilhe queijo parmesão ralado e sirva.  

Esta combinação de sálvia com abóbora é perfeita, o adocicado e a suavidade da abóbora casam perfeitamente com o sabor  rude da sálvia. É surpreendentemente deliciosa. Não preciso dizer que esta receita me deixou encantado. Agora à noite vou esquentar a sobra, com mais queijo ralado, fazendo um grande bolo numa frigideira anti-aderente. Aliás toda sobra de risoto nessa casa vira esse bolo maravilhoso, com casquinha dourada. Para tanto um pouco de azeite na frigideira, a sobra do risoto e um pouco de queijo ralado. Deixe formar casca de um lado, vire com o auxílio de um prato ou tampa de panela e doure do outro. Esta pronto  um lanche como poucos. Para arrematar um gole de vinho.
Esta receita é para Lígia Negri, que não é  vegetarianas e adora abóbora. Segundo ela Dona Lala fazia um risoto de abóbora delicioso. Alías a cozinha de Dona Lala era qualquer coisa maravilhosa!



domingo, 15 de setembro de 2013

Salada de Folhas com Melancia e Nozes





Hoje está quente em Curitiba, o que  é muito bom. Mas com o calor vem a secura, uma umidade do ar de menos de 24%.  Quem aguenta? Curitiba é insuportável. Para terça feira está prometido 6 graus centígrados e provavelmente 80% de umidade do ar. Ou seja, sol,  calor e secura seguidos de temperaturas de inverno e chuva. Durmo mal com a renite  que me ataca direto, respiro mal. Quero ir embora pra Passárgada, que provavelmente tem um clima melhor. Ou será que só é melhor para os amigos do rei, seu Bandeira?
Aproveitando a secura fiz uma salada de alface americana com melancia e nozes tostadas, mas adianto que fica melhor com rúcula ou com um misto de folhas. Como a Iara é alérgica a rúcula, me contento com alface. Comemos antes do talharim que preparei com um molho de carne picada na faca. Um dia ainda vou postar a receita de macarrão caseiro que aprendi na minha infância. 

Para a salada

Folhas de alface americana (vc pode utilizar um misto de folhas)
Pedaços de melancia
Nozes tostadas

Para o molho

Sal
Azeite de oliva
Limão Siciliano 
Pimenta do reino quebrada
Caldo da melancia 

Toste as nozes no forno ou na frigideira e quebre-as em pedaços pequenos. Corte uma fatia de melancia e quebre em pedaços pequenos com as mãos. Faça isto sobre uma tigela para aproveitar o caldo que cai para o molho. Junte tudo numa saladeira e deixe na geladeira até a hora de servir.

Para Fazer o molho

Junte os ingredientes do molho num pote e misture até ficar homogêneo. Regue a salada e sirva imediatamente. 

Enquanto fazia esta salada pensava que a Bernadete Abaurre e a Raca, amigas de muitos anos iriam adorar. Então, é pra vocês. É uma salda mesmo, não é aquela história da moda atual de alguns bifês por quilo que servem folhas e frutas no almoço, acompanhando carnes gordurosas, bolinhos fritos de toda espécie de sobras, croquetes, couve amarela nadando no óleo de soja e um feijãozinho ralo. E o arroz, bom do arroz é melhor nem falar, porque parece feito pra virar bolinho no dia seguinte.

domingo, 1 de setembro de 2013

Salada de Berinjela e Abobrinha Grelhadas





Hoje vou postar uma receita absolutamente simples, especialmente para Raquel que adora esses dois legumes. Ao mesmo tempo que é simples e muito fácil de fazer é de uma sutileza incrível, pois conserva o sabor e a textura tanto da berinjela quanto da abobrinha. Comi esta receita outro dia num Churrasco do Grupo de Pesquisa na casa da Mari, mas quem fez foi a Rubia, que tem umas receitas de cozinha sempre saudáveis e maravilhosas.

Os Legumes
1 berinjela pequena
1 abobrinha pequena
Fatias de pimentão amarelo ou vermelho (ou os dois) sem casca

Para o Molho

2 colheirinhas de mostrada de dijon
Sal
Suco de limão ou em pouca quantidade  (Se voce fizer um molho muito ácido vc acaba com a salada).
1 Colher de vinagre balsamico
Azeite de oliva 
3 grãos de pimenta verde socados


Começa pelos legumes. Lave a berinjela e a abobrinha faça tiras e recorte-as em cubos muito pequenos, isto facilita na hora de grelhar. Tire a pele das fatias de pimentão e recorte-as também em cubinhos. Esquente uma frigideira e grelhe cubos de legumes. Reserve.
Para fazer o molho junte todos os ingrdientes numa tigela, misture até homogeneizar e tá pronto.

Alterei um pouco a receita da Rubia, pois na dela não vai a pimenta verde.Comemos com um macarrão com alho e óleo e uma picanha fatiada que a Iara fez. Foi um almoço muito rápido e principalmente delicioso. Um domingo de preguiça merece coisas fáceis de fazer, porém deliciosas.