terça-feira, 11 de março de 2014

Arroz Com Pato



Esta receita resolvi fazer depois que a Laudícia esteve aqui e falou de um ótimo arroz de pato feito em Portugal por uma amiga. Também fiz porque queria aproveitar umas coxa de pato que tinha no freezer e não estava a fim de fazer as clássica coxas de pato assadas ou coxa de pato com molho. Achei que ficou boa, mas poderia ter ficado melhor se tivesse encontrado ervilha aqui em Curitiba. Agora já tem, vi que a Iara  comprou ontem.
Então esta receita é para Laudícia, mas não é a receita portuguesa, pois não coloquei choriço, nem pus no forno.

Prepare as coxas de pato:

1 kg de coxas de pato
Sal
Pimenta
Alho
Sávia
Tomilho
Manjerona ou óregano fresco

Prepare o arroz

2 1/2 Xícaras de arroz agulhinha
Óleo para fritar
1/2 copo de vinho branco seco
Cenoura em cubinhos
Ervilha
Cúrcuma a gosto
Sal

Tempere o pato com algumas horas de antecedência e deixe pegar gosto, de preferência faça isto um dia antes. Numa panela com óleo doure as coxas do pato.  Retire as coxas da panela, descarte o óleo e deixe as raspas que grudaram no fundo da panela. Cozinhe o pato usando água até ficar bem macio e formar uma boa quantidade de caldo. Retire as coxas, separe as peles e descarte, retire a carne do osso. Volte a carne para a panela.  Frite o arroz como ase vc fosse fazer arroz branco numa outra panela. Quando estiver frito, coloque o arroz na panela com a carne e o caldo, acrescente  meio copo de vinho branco, a cúrcuma para dar cor e sabor. Junte os cubos de cenoura e a ervilha e deixe cozinhar. Se precisar acrescente água fervente aos poucos. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e deixe descansar uns cinco minutos com a panela tampada. Cuide para o arroz não ficar muito seco, é bom que tenha uma certa umidade. Pique cebola verde e jogue por cima na hora de servir. Acompanhe com queijo ralado.

Para fazer este arroz usei o mesmo princípio da galinhada, só que na galinhada a gente não separa o carne do osso. Os portugueses, pelo que soube, cozinham o arroz separado, e depois de montar o prato levam ao forno. Esta receita rende uma boa refeição para 4 pessoas e ainda sobra um pouco para esquenta, que fica melhor ainda. Laudicia, ésta receita é pra você.