terça-feira, 30 de junho de 2015

Costela (Prime Ribs) com Legumes Caramelados






Eu não sou muito chegado às carnes em geral, embora goste muito, pois tenho problemas para digeri-las. Então sempre como muito pouco, embora tenha que ter uma carninha no dia-a-dia. Esta receita é de um sabor incrível e muito fácil de ser feita, nada que quem tem uma cozinha e um pouco de prática não possa fazê-la. Não vou me preocupar com a quantidades, estou postando os ingredientes e o modo de fazer, aí que tiver a fim de encarar calcula.

A Carne:

Ripas de costela (Prime Ribs)
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Alho
Alecrim e sálvia picados grosseiramente o suficiente para envolver a carne
Manteiga para untar a carne

Os Legumes:

Cenoura em bolinha
Cebola pequena em bolinhas
Ervilha
Abobrinha em bolinhas
Aspargo fresco
Sal
Pimenta do reino
Manteiga
Açúcar


Tempere a carne e coloque no saco, ou envolva em papel para assado. Aqueça bem o forno e coloque a carne para assar (numa forma, claro). Vai levar mais ou menos uma hora e meia a duas. Durante o tempo que a carne ficar no forno cuide a temperatura, para que a carne não queime.

Enquanto a carne estiver no forno prepare os legumes. Com o auxílio de um boleador faça bolas com a abobrinha. Não se assuste se não ficarem perfeitas.  Ferva uma panela com água e coloque as cenouras por uns 4 minutos. Faça o mesmo com a ervilha e depois com as cebolas.  A abobrinha deixe uns 2 minutos, ela cozinha muito rápido. Lave os aspargos e deixe os inteiros, cozinhe-os por uns dois minutos também. Para que os legumes não continuem cozinhando enquanto enquanto esfriam, assim que retirar da fervura passe na água fria e deixe que escorram bem.
Quando a carne estiver assada retire do forno e deixe descansar.  Misture os legumes e salgue-os, coloque um pouco de pimenta do reino. Nesse tempo esquente uma frigideira com manteiga, cubra a manteiga com uma camada fina de açúcar e jogue os legumes, mexendo cuidadosamente para não quebrá-los. Se precisar coloque água aos poucos, só para o caramelo não queimar.  Você pode também caramelar os legumes antes da carne ficar pronta, conservando-os na frigideira. E na hora que for servir esquentar. Espero que meu amigo de infância Lourenço Chacon goste dessa carninha, o problema é que ele não vem pra Curitiba par gente fazer.








quinta-feira, 4 de junho de 2015

Tortine al Gorgonzola


Esta receita tirei de um livro de comidas italianas, editado pela Academia Barilla - é aquela das massas. É um livro belíssimo, grande, tem receitas incríveis. Até agora todas as receitas que testei são ótimas. Todas dão certo, as medidas são exatas. Ontem ainda fiz um macarrão à carbonara que ficou excelente. Se vc gosta de cozinhar e encontrar esse livro por aí, não pense no seu dinheirinho, compre, vale a pena.

2 ovos
50 gramas de manteiga derretida
1/2 tablete de fermento biológico
1 Xícara de farinha de trigo
120 gramas de queijo gorgonzola
70 ml de leite morno
Sal e pimenta do reino moída na hora

Comece derretendo  a manteiga e amornando o leite. Dissolva o fermento no leite e misture a manteiga. Bata os ovos com o sal e a pimenta do reino. Misture esses ingredientes com a farinha e amasse bem. Junte o gorgonzola picado, misture tudo novamente. Unte forminhas  com manteiga e enfarinhe-as ou uma forma de pudim com furo. Coloque a massa e deixe crescer até dobrar de tamanho. Decore com pedaços de gorgonzola e nozes picadas, coloque para assar em forno quente (180 graus). Uma dica importante, como esta massa leva manteiga e queijo, desenforme as tortas enquanto ainda estiverem quentes, isto evita que grude na formas. 

Como vcs podem ver na foto (ruim por sinal, feita com celular), eu não coloquei as nozes, porque não tinha em casa, mas a combinação é perfeita.  Imaginem estas tortas com um bom vinho, fica uma delícia, ainda mais se for um vinho meio seco, como os italianos de uva corvina (tô sabido demais...) da região do Vêneto ou um primitivo da manduria. 

Só consigo fazer algumas receitas que pedem medidas como 70 gramas disso, 12 gramas daquilo, 112 ml daquele outro, porque ganhei uma balança digital o Sylvio e da Lu. Oh presente bom!!! Agora é tudo "medida por medida", como diria Shakespeare. Sylvio e Lu essa receita é pra vocês.  Esta balança é danada, pesa em libras, kg e mede líquidos.