terça-feira, 31 de agosto de 2010

Arroz Doce da Dona Dedé

                                                                                       Foto: Iara Bemquerer Costa



Esta receita quem nos deu foi Dona Dedé, mãe do Rene. Uma velhinha adorável, doce como esta receita simples, que parou de cozinhar por conta de um AVC. Sempre trazia uma novidade de sua cozinha rústica, mas deliciosa - a sopa de frango com milho e flor de abóbora - cheirando a roça depois da chuva, é maravilha, quem comer verá! Um dia destes posto ela aqui pra dividir com todo mundo.

3/4 de xícara de arroz (escolha um arroz que não ficam soltinhos nunca : culinária gaúcha da Blue Ville, arroz para suhi, o agulha Tio João...
5 xícaras de água
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
4 gemas
4 colheres de açúcar
1 pitada de sal
1 pedaço de canela
Usar uma panela bem grande para não sujar o fogão. Colocar a canela e o arroz na água e cozinhar bem, até que os grãos fiquem com as pontas partidas, mexendo de vez em quando. Enquanto o arroz cozinha, bater muito bem as gemas com o açúcar, formando uma gemada clara. Acrescentar ao arroz, o leite o sal e o leite condensado. Quando ferver, misturar também a gemada mexendo sem parar. Deixe ferver durante dois minutos.
Depois de frio, colocar na geladeira. Quem gosta de canela em pó pode usar na sua porção individual, na hora de comer.
Fácil, muito fácil e se você tiver um pouco de coordenação faz num pulo.  Esse arroz doce está no mundo, uma estrangeirada que estava aqui comeu, bateu palma e pediu a receita. Corre por aí que o dito arroz já anda pela Europa, França e Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário