terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pudim de Tapioca




Esta receita é uma homenagem aos meus amigos nordestinos Laudícia, Cláudia, Alexandre, Guilherme,  Rosa, Messias, Irlys e César. É claro que eles devem saber fazer este pudim muito melhor do que a gente aqui no Sul e provavelmente fazem com coco fresco e uma tapioca muito melhor do que as que a gente encontra por aqui. Mas de toda forma o que conta é  a lembrança desses amigos queridos.

1/2 xícara de tapioca
2 xícaras de leite
3 colheres de coco ralado seco  (ou fresco)
200 ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 colher de sobremesa de manteiga
1 xícara de açúcar

Hidrate a tapioca e o coco (seco) com o leite quente por uma hora. Junte o leite de coco e coloque na batedeira, acrescente o leite condensado, as gemas e a manteiga. Bata muito bem. Bata as claras em neve e misture. Asse em banho maria no forno quente por 50 minutos, em uma forma com furo no meio e caramelizada previamente.

Quem faz esta receita aqui em casa é a Iara, pois apesar de gostar muito de doce acho sempre mais difícil de fazer do que comida salgada. Experimente essa receita e você vai ver como é bom este pudim.  Aliás, tem alguma coisa do Nordeste que não é boa? Só se forem as praias que não são boas, são horríveis com sol o ano inteiro, água azul de doer no olho, mar calmo, sombra pra quem gosta, água de coco. Vou confessar uma coisa, ainda compro um apartamento no Nordeste, lá tem sol, mar, brisa e não tem frio! ou como diz a canção: "Vamos morar no Nordeste, Honorina. Vamos morar no Nordeste. Lá tem brisa!"

Um comentário:

  1. Amigo Rasia, acabo de servir esse maravilhoso pudim. Uma receita leve, delicada e saborosa. Tenho uma filha que mora há 13 anos no Recife. Adoro as iguarias de lá. Obrigada pela generosidade.
    Só para colaborar... quando inicia a parte da mistura dos ingredientes:"Hidrate...", faltou mandar colocar o leite de coco.
    Abraço. Lia Scorsi.

    ResponderExcluir