Este pão é muito simples de fazer, não exige muita coisa só um pouquinho de paciência par que possa crescer no seu ritmo. Não abandone a idéia de fazê-lo pensando que você vai gastar o dia inteiro, nada disso! Você terá que dispor de um tempo para acompanhar o crescimento do fermento, depois da massa e finalmente do pão, só isto. Só uma coisa muito importante, um bom azeite de oliva, uma boa farinha de trigo são fundamentais nesta receita.
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
800 ml de água
100 ml de azeite de oliva
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
1/2 tablete de fermento biológico, o que dá entre 7 e 8 gramas.
Desmanche o meio tablete de fermento numa xícara de água morna. Subtraia essa xícara dos 800 ml total de água da receita. Vai dar uns 150 ml. Junte o açúcar e mexa bem. Misture farinha de trigo, também subtraindo do kg da receita e mexa bem, até formar um creme homogêneo. A quantidade de farinha é no olhometro. Depois de bem misturado, deixe o fermento crescer até dobrar de tamanho na vasilha. Quando chegar a este ponto junte o azeite, o sal ,a farinha e o restante da água e sove muito bem com as mãos até formar uma massa homogênea. Essa massa vai grudar na sua mão, não se assuste a consistência é essa mesma. Prove o sal e se precisar coloque um pouco mais, dependendo do seu gosto Deixe crescer até dobrar de tamanho. Com a massa crescida, prepare as formas, untando-as com azeite de oliva. Se você tiver forma de tefal, basta passar farinha de trigo. Umedeça as mãos e coloque a massa nas formas. Para alisar o pão na forma, passe a palma da mão molhada sobre a massa. Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Esquente o forno a 190 graus por uns10 minutos e espalhe com uma peneira fina ou coador de chá farinha de trigo sobre o pão. Coloque o pão para assar. O tempo de forno é mais ou menos 45 a 50 minutos. Como você conhece seu forno, este tempo é uma referência.
Se você quiser pode fazer pães menores, para tanto enfarinhe a superfície da mesa e enrole a massa. Disponha sobre a assadeira, deixe crescer e leve ao forno quente. Neste caso o tempo de forno será menor, pois os pães também são menores.
Usar pouco fermento em massa de pão era muito comum na minha casa, para que o pão não ficasse nem com cheiro nem com sabor de fermento. A Iara recuperou esta técnica. O segredo desta receita é usar pouco fermento (como qualquer outra receita de pão) é dar tempo para ele crescer, sem pressa. O açúcar no fermento é importante porque ajuda no crescimento, ao contrário do sal que retarda. Quanto mais cuidado você tiver com o fermento e a massa, deixá-los bem homogêneos e que cresçam no tempo de cada um, vai resultar num pão bem areado, cheio de pequenos furos, como você pode ver na foto. Cuide bem da massa do seu pão, ela é uma coisa viva.
gostei muito vou fazer
ResponderExcluir