Hoje resolvi aproveitar uma berinjela que estava perdida, sozinha na geladeira e fiz esta pasta para comer com um pãozinho francês antes do almoço. Ficou muito boa, não deu trabalho nenhum. Aliás fazer comida é coisa que não dá trabalho, até porque não tem nada igual a uma comida feita com um certo cuidado. Essa coisa de sair pra comer todo o dia é um saco! E essa proliferação de restaurante por quilo? Tem uns ótimos e baratos, mas outros a gente sai arrependido. Aqui em Curitiba tá infestado deles. Tem um caro pra cacete e a comida é puro sal e um outro que se você prestar atenção fica difícil montar um prato. É uma misturança de feijão preto, massa com molho branco, carne com mostarda, arroz à grega e por aí vai. Agora, tem um muito simples que você sempre pode escolher arroz, feijão, carne, salada, legumes etc. que não tem erro. Sempre fico pensando nessas horas o tipo de óleo que esses cozinheiros usam. São comidas pesadas, que a gente passa o dia sem poder esquecer que almoçou. Um horror!
E essa mania de servir frutas cortadas pra comer com feijão e arroz? Quando vejo as mocinhas montando prato fico preocupado: uma colher de arroz, uma de feijão, um bolinho frito, o menor pedaço de carne, um morango, uma folha de alface, um naco de nada de carne, em geral frita e às vezes uns três palitos de batata frita também. E os moços? Arroz, salada de batata com maionese, maccarrão com molho branco e um pedaço de carne. Carboidrato e proteina pra botar músculo. Se tivesse cozinhar pra gente assim eu desistia. Gostar de comer não significa ser gordo. É de assustar a falta de respeito dessa gente com o próprio corpo. Será que eles tem paladar?
Vamos para a pasta:
1 Berinjela sem casca e cortada em cubos
1 Tira de pimentão vermelho sem casca e em cubos
1 Tira de pimentão amarelo sem casca e em cubos
1 Tira de pimentão verde sem casca e em cubos
1 Cebola média picada
1 Tomate pequeno cortado em rodelas (sem casca)
5 dentes de alho inteiros
Algumas azeitonas pretas sem caroço
Grãos de Poivre Vert ou pimenta do reino (moída)
Azeite de oliva do bom
Manjericão,
Orégano
1 e 1/2 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de manteiga
1/2 colher de chá vinagre (de preferência de mação). Eu coloco pouco porque não gosto de coisa muito azeda, mas se você pode não colocar ou se você gosta pode usar um pouco mais.
Grelhe a berinjela e os pimentões numa frigideira. Separadamente grelhe o tomate. Caramelize a cebola e os dentes de alho com a manteiga e o açúcar. Jogue tudo no processador ou liquidificador, acrescente bastante azeite de oliva e triture tudo fazendo uma pasta. Coloque num pote de servir, regue, cubra com azeite de oliva e decore com manjericão.
A lista de ingredientes é longa, mas é claro que se você tiver em casa só um tipo de pimentão não se avexe, faça com o que você tiver. Fique tranquilo para substitur apimenta verde, por pimenta do reino, a azeitona preta por azeitona verde. Vai ficar boa igual. O importante é grelhar os legumes para ficar com um gosto de defumado. A Raca que é vegetariana e adora berinjela vai gostar dessa pasta, com certeza. Pensei nela quando fazia esta receita, portanto Raca, a receita é pra você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário