A foto não faz jus a Torta.
Esta torta é uma receita tradicional da Ilha de Capri, daquelas comidas que a gente não pode deixar de comer. É absurdamente deliciosa, desmancha na boca e a mistura do chocolate com amêndoa torrada é indescritível. Fiz ontem para comermos como sobremesa no almoço de hoje, foi um avanço geral. Não sobrou um pedacinho para contar história. Tudo bem que ela não era muito grande, mas também não foi um almoço para um batalhão, éramos 6 pessoas. A descrição da torta eu encontrei no mesmo livro da comidas que você deve comer antes de morrer e a receita busquei num site italiano . Vamos lá.
Ingredientes:
200 gramas de amêndoas
140 gramas de açúcar
170 gramas de manteiga com sal em temperatura ambiente
4 ovos
170 gramas de chocolate com leite (em barra)
1 colher de sobremesa de farinha de trigo (opcional)
Modo de fazer
Comece pelando as amêndoas - coloque um pouco de água para ferver. Quando ferver jogue as amêndoas e deixe ferver uns 40 segundos, desligue e espere uns 3 minutos. Escorre as amêndoas e fazendo pressão com o indicador e o polegar retire as cascas. Coloque as amêndoas numa forma, leve ao forno para tostar. Muito cuidado para que não queimem -. Enquanto as amêndoas tostam, quebre os ovos e separe as gemas das claras. Bata as gemas com metade do açúcar e a manteiga até formar um creme. Derreta o chocolate em banho-maria e quando estiver morno junte com o creme de manteiga, gemas e açúcar. Quebre as amêndoas com o rolo de macarrão ou com um martelo de cozinha. Não use processador ou liquidificador para que a amêndoa não vire farinha, é importante que ela fique quebrada. Junte as amêndoas e a farinha de trigo (opcional) ao creme e misture bem. Bata as claras em neve com o restante do açúcar. Junte as claras em neve à mistura de creme mexendo levemente. Aqueça o forno a 180 graus, forre uma forma, inclusive as laterais, com papel manteiga e despeje a massa. Asse por mais ou menos 45 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Na hora de servir a torta deve estar bem fria. Salpique açúcar de confeiteiro. Acompanhe com um colheita tardia ou com um espumante suave.
Faça esta torta e me conte. Tenho certeza que você vai ficar encantado com o sabor e a textura. É muito simples de ser feita, não tem erro. Claro que vai sujar a batedeira e uma ou outra vasilha, mas o resultado vale a pena. Não esqueça que deve ser servida a temperatura ambiente. Se você comer mais que o necessário não se preocupe, é normal. Ninguém fica na primeira fatia. Antes que eu esqueça devo dizer que a foto que fiz não faz jus a torta, pois além de péssimo fotógrafo, só tenho o celular para fotografar. Esta receita é para Aline e Rosinha, e Thereza que estou esperando aqui em casa no final da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário