Há um bom tempo pensei experimentar uma mistura de ervas na carne de porco sem osso. Como pernil e lombo são os mais comuns para este tipo de tempero, resolvi experimentar uma costela desossada. Aqui perto de casa, uns dois quilômetros, tem um açougue de bairro, muito legal, vende carnes ótimas. Passei lá, tinha uma linda manda de costela. Expliquei para o moço que me atendeu o que queria preparar e ele, mais que depressa, se prontificou a desossar e fazer uma manta. "Tiro um por um dos ossos, para o senhor não perder muita carne". Que coisa admirável! Ele com sua faca muito afiada, gastou uns 20 minutos pra retirar os ossos. Me entregou uma manta perfeita de costela sem osso. Este homem, com certeza gosta do que faz.
1 1/2 kg de costela desossada de porco.
3 ramos de alecrim
1 ramo de salsa
1 punhado de pimenta do reino
Sal
Alho
Barbante
Papel celofane para forno.
Para começar lave a carne para que o tempero cole mais fácil, coloque estendida sobre a mesa ou uma tábua e enrole, como se estivesse fazendo um rocambole. Esta operação é só para vc ver a parte que vai ficar por dentro rolo e retirar um pouco da gordura, mas só dessa parte. Até aí tudo bem, sem nenhuma complicação. Agora desenrole a carne, esfregue o alho moído, o sal, a sálvia e o alecrim (sem os galhos) bem picados, nos dois lados da manta. Faça uma camada com as ervas. Quebre a pimenta do reino com o rolo de macarrão ou com um martelo de cozinha e espalhe sobre a carne. Coloque a gordura que vc retirou da carne sobre a o rocambole. A gordura é importante porque deixa a carne mais macia. Envolva com papel celofane de forno e amarre as pontas. Deixe descansar uns 20 minutos. Enquanto isto esquente o forno. Quando o forno estiver bem quente coloque para assar. Deixe uns 10 minutos em temperatura de 200 graus para a carne aquecer e depois baixe para 180 graus. Deixe assar uma hora e meia nessa temperatura, virando a carne com cuidado para não furar o celofane. Retire o papel, regue a carne com o líquido que juntou no pacote e volte ao forno para dourar. Quando estiver dourada retire do forno, espere alguns minutos antes de cortar e servir.
O tempo de forno, umas duas horas, estou calculando num forno estático, elétrico e com boa distribuição de calor, e claro dependendo da grossura do rolo. É importante assar de vagar para que o celofane não queime. Vc pode usar este processo com celofane de forno para assar pernil, lombo etc. pois conserva a umidade da carne.
Esta receita é para os descendentes de italianos que seguem o Blog: Lígia Negri, Valentina Negri, Miriam Cipriani, Simone Meucci e Miriam Guerrieri, que adoram um porquinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário