sábado, 21 de dezembro de 2013

Creme de Tapioca


Este creme de tapioca é uma sobremesa das mais fáceis que conheço. Não exige grandes preparações nem faz aquela bagunça na cozinha que a gente chega a desanimar. Nada de mil panelas, batedeira, formas, liquidificador etc.Uma boa tigela e uma colher dão conta do recado. Outra coisa não tem as famosas e desanimadoras fases do reserve. Bata...e reserve....misture e reserve...nada disso! É só misturar e mexer.

Para 5 pessoas

1 Xícara de Tapioca de boa qualidade
750 ml de leite (da quase três xícaras)
1/4 de lata de leite condensado
200ml de leite de coco
Coco ralado 
Açúcar a gosto

Esquente o leite e junte o leite de coco, o leite condensado e o açúcar. Misture muito bem. Junte a tapioca e coco ralado. Misture bem. Deixe hidratar, mexendo uma vez ou outra para a tapioca não embolar. Estará hidratado quando a tapioca estiver macia. Ponha pra gelar. Se vc perceber que o creme ficou mais firme do que você gostaria acrescente um pouco de leite frio e mexa.  
Se vc quiser dar um tchan, coloque em potes individuais antes de colocar para gelar. Use como cobertura leite condensado ou geléia de frutas vermelhas. Aí vai a receita do molho de frutas vermelhas

Molho de Frutas Vermelhas

100 gramas ou mais de frutas vermelhas, tipo framboesa ou amora (ou mesmo morango)
 1/2 Xícara de acúcar
Água (se precisar)

Junte numa panela o açúcar e as frutas de uma amassada e coloque pra ferver. Quando a calda estiver grossa, como uma geléia rala o molho estará pronto.

Esta receita é ótima opção para sobremesa nestes dias mais quentes e principalmente agora no final do ano que a gente se entope de comida pesada. Esta receita a Simone me disse que vai fazer para a ceia de Natal. Dei pra ela as amoras que colhi do pé que tem aqui no quintal, cuja muda quem me deu foi Dona Xica, mãe da Tarcisa, do alto de sua majestade de quase 90 anos. Colhi quase três quilos de amora, que congelei sem deixar que grudassem uma na outra. Teremos amora para o ano inteiro.
Esta receita não poderia deixar de ser dedicada para Dona Xica, Tarcisa e Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário