quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Almendrado - Sorvete de Creme com Amêndoas*


Este sorvete é inspirado num sorvete muito comum na Argentina, o famoso almendrado. Toda vez que vamos para a Argentina, temos que comer como sobremesa. Acho que essa adaptação que a Iara fez fica bem melhor que o original,  com muito mais amêndoa (lá eles põe essência  de amêndoa no lugar do amareto). Da última vez a gente comeu na famosa Pizzaria Los Inmortales, da avenida Corrientes, depois de assistir a uma bela montagem de MacBeth no Teatro San Martin.

 1 1/2   de sorvete de creme de boa qualidade
200 g de amêndoas peladas,  tostadas e quebradas
3 Colheres de sopa de amareto

Prepare as amêndoas: Numa panela coloque um pouco d'água para ferver. Quando levantar fervura jogue as amêndoas e deixe ferver uns 30 segundo, desligue o fogo e espere uns dois minutos. Retire as amêndoas da água e aperte uma por uma com o dedo polegar e o indicador para que solte a pele. Esquente uma frigideira e torre as amêndoas sem queimar. Todo o cuidado neste momento. Depois coloque as amêndoas num pano ou saco plástico e quebre as com um rolo de abrir massa, garrafa ou martelo de bife. Quebre, não faça farinha. Esta preparação leva uns 10 minutos, se tanto!

Monte o sorvete: Forre uma forma de pão ou de bolo inglês com papel manteiga (cobrindo o fundo e os lados). Espalhe uma camada de amêndoas e uma colher de sopa de amareto. Cubra com uma camada de sorvete. Mais uma camada de amêncoas, outra colher de amareto e cubra novamente com sorvete. Espalhe o restante das amêndoas sobre o sorvete e mais uma colher de sopa de amareto. Tá pronta a sobremesa, sem muito trabalho e sem muita sujação de panela, colher etc. Coloque a forma no congelador e desenforme um pouco antes de servir. Para servir corte fatias.

Numa das vezes em que Borges esteve em São Paulo respondendo a uma pergunta, de Lygia Fagundes Telles, se ele se arrependia de alguma coisa, Borges responde que "gostaria de ter viajado mais e tomado mais sorvete". Precisa falar mais alguma coisa?

* - Quem já tinha lido a receita vê que eu corrigi a quantidade do sorvete, a Iara me deu bronca pois havia errado a quantidade. Bem fez ela. Outro dia esqueci o açúcar do bolo de fubá!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta receita, pois faz de um simples sorvete de creme um espetáculo da gastronomia! Que upgrade!
    Há uns 3 anos resolvi preparar o almendrado com sorvete caseiro de baunilha, como sobremesa de Natal. Quem sabe este ano faço de novo?

    ResponderExcluir
  3. Comi hoje num restaurante típico argentino aqui em Brasília. Mas estou indo para Buenos Aires em julho e adorei a dica.

    ResponderExcluir