Hoje fiquei em casa pela manhã e resolvi fazer o almoço, enquanto leio uma tese que vai para a qualificação na sexta. Estas duas semanas o bicho tá pegando, tenho esta qualificação da sexta e outra na terça. Quem guenta? Só mesmo indo pra cozinha pra limpar um pouco a cabeça. Uma hora na frente do fogão, cortando, picando é suficiente pra voltar com todo o gás para o escritório.
Para fazer o risoto:
Caldo de carne (veja a receita neste blog tem em vários lugares, na receita de Risoto de Vieiras com Champanhe e na de Risoto de Flor de Abóbora com Mascarpone, portanto não vou indicar novamente como se faz um bom caldo que pode ter várias utilidades).
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
1/2 cebola picada fininho
150 g. de Shitake seco (ou uma bandeja do fresco)
Azeite de oliva
2 colheres de sopa bem cheias de mascarpone
1/2 colher de chá de raspa de limão sicialiano
1/2 copo de vinho branco seco
Sal a gosto
Salsinha para polvilhar
Comece hidratando o shitake seco em um pouco de água fria (esta água será usada para o cozimento do arroz). Depois de hidratado pique bem fino. Pique a cebola e refogue com um pouco de azeite, junte o arroz, salgue e dê uma refogada rápida. Coloque o vinho branco e mexa até evaporar. Junte o shitake com a água e continue mexendo. Se for shitake fresco, junte na metade do cozimento. Quando evaporar vá juntando o caldo aos poucos até o arroz ficar cozido e não pare de mexer. Apague o fogo, misture a raspa de limão, o mascarpone e mexa bem. Antes de servir polvilhe com a salsinha picada.
Este risoto eu inventei pra Lúcia, que trabalha aqui com a gente há 23 três anos e quando descobriu o mascarpone, ficou encantada. Então viva a Lúcia, que tem um paladar muito fino e é uma pessoa maravilhosa, da qual todos nós gostamos muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário