Para encerrar o ano vou postar aqui um risoto que fiz hoje para o almoço, simples, leve e muito bom. Não dá trabalho nenhum. Quando se tem prática de fazer risoto tenho certeza que esta é das receitas mais fáceis e quem não tem pode fazer para ir treinando. Não precisa fazer caldo, nem ficar mexendo o arroz o tempo inteiro. Portanto, basta ter uma pouquinho de vontade de cozinhar, gostar de comer e, claro, de frutos do mar. Diferente de outros risotos é que se faz um molho com os mexilhões e termina termina-se o cozimento do arroz com ele. Isto dispensa os caldos, embora eu use um pouco de caldo de frutos do mar em pó.
Ingredientes para o Molho de Mexilhões ( para 3 pessoas)
250g de mexilhões limpos
1 Cebola pequena picada
1 tomate médio, sem pele, picado
1 tira pequena de pimentão vermelho, picada e sem pele (opcional)
1 tira pequena de pimentão amarelo, picada e sem pele (opcional)
1 dente pequeno de alho amassado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de chá de colorau
1/2 colher de chá de curcuma
Folhas de louro
Folhas de manjericão
Pimenta do reino moída a gosto
Sal a gosto
Refogue a cebola, o alho, o pimentão e o tomate. Coloque primeiro a cebola e depois vá juntando os demais ingredientes, o tomate deve ser o último. Deixa o tomate dar uma fritada rápida e coloque água suficiente para fazer o molho. Na sequencia coloque as folhas de louro e de manjericão, a pimenta e o sal. Se você tiver caldo de frutos do mar em pó, vendido nas mercerias, coloque uma meia colher de chá. Junte a curcuma e o colorau deixe ferver. Quando o molho estiver pronto coloque os mexilhões e ferva uns dois minutos. Desligue o fogo. Retire as folhas de louro da panela e descarte.
Para o arroz:
1 e 1/2 xícara de arroz arbório ou carnaroli
1/2 cebola pequena bem picada
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colher de chá de manteiga
1 colher de chá de caldo de frutos do mar em pó (mas não compre esses de supermercado que não são legais. Este caldo é opcional, se não tiver não se preocupe, seu risoto vai ficar ótimo da mesma forma)
Sal a gosto
1 colher de sobremesa de requeijão cremoso ou 1/2 de manteiga
1 xícara de cafezinho de vinho branco seco.
Refogue no azeite com a metade da manteiga a cebola, não deixe queimar. Junte o arroz e refogue mais um minuto ( o tempo aqui é aproximado). Junte o vinho e deixe evaporar. Coloque um pouco de água quente e o caldo de frutos do mar se você tiver. Salgue. Mexa de vez em quando. Quando começar a secar retire os mexilhões do molho, reserve e termine o cozimento do arroz com o molho. Se precisar junte mais água. Calcule uns dois ou três minutos antes do arroz ficar pronto e despeje os mexilhões que ficaram reservados. Misture. Quando o arroz estiver cozido - al dente - coloque o requeijão ou manteiga, misture bem, espere uns dois ou três minutos e sirva. Espalhe sobre o arroz folhas de manjericão.
Esta receita pode ser feita também com camarão ou lula. O segredo é sempre prestar atenção no tempo de cozimento dos frutos do mar que você for usar para que não passem do ponto e fiquem borrachudos. A lula é a que menos demora. Portanto, cuide para preservar a textura dos frutos do mar. Eu descobri o caldo de peixe em pó numa banca aqui do Mercado Municipal, é ótimo e não tem aquele gosto insuportável de caldo artificial
Pois sem frescura, muito amor e alegria se faz uma boa comida, uma bela mesa e um bate-papo mais do que agradável. E é isso que cada vez mais importa, bons amigos para dividir e somar a simplicidade e a sabedoria da vida. Beijo grande para voc~e e sua família. Feliz 2013!
ResponderExcluirMe agradou, vou fazer
ResponderExcluirMeu marido fez hoje a noite e nos adoramos!!
ResponderExcluirObrigada! !
Aguardamos mais receitas deliciosas!!
Simplesmente ótimo!! P.s: Com o vinho branco seco de bebida fica exepicional!!
ResponderExcluirSensacional! Vou fazer agora, tava na dúvida do tempo de cozimento pra não deixa o mexilhão borrachudo, normalmente faço de carne ou galinha, meio parecido.
ResponderExcluirAdorei!! Fiz ficou ótimo!!🤩🤩🤩🤩🤩
ResponderExcluir