domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pasta de Bacalhau*



Há 15 dias tenho feito o almoço e preparado o lanche da tarde quase todos os dias. Iara que normalmente cuida disso fez uma cirurgia do joelho e está impedida de cuidar da cozinha. Divido com a Lúcia a lida da casa, mas tenho aproveitado para nos dias que posso fazer o almoço. Estamos perdendo muito, porque a comida que a Iara faz é muito melhor que a minha! Mas fazer o que, vai pelo menos um mês ainda nesse impedimento. Mas o importante é que está se recuperando mito bem. Hoje fiz um bacalhau, chamamos o Chico, a Simone, a Lígia e a Lu, que veio de Botucatu. Alias, como escrevi na mensagem que mandei por telefone, quando a Lu chega a gente se mobiliza. Não vou postar a bacalhoada porque todo mundo conhece, aquela muito simples, com batata, cebola etc e um ótimo azeito. Posto esta quase musse, porque achei que a combinação daria certo e deu mesmo!

200g de bacalhau dessalgado e aferventado rapidamente
Ramos de salsinha
Pimenta do reino moída
Azeite de oliva de boa qualidade (sem pena nem dó).
1xícara de cafezinho ou pouco mais da água do cozimento do bacalhau
1/2 dente de alho.

Desfie o bacalhau e junte com a salsinha picada, o alho e uma pitada de pimenta do reino moída. Misture com um pouco de azeite. Acrescente o cado do cozimento e coloque tudo no liquidificador ou processador e bata. Transfira para pote de servir, acrescente mais azeite e misture muito bem. Decore com um ramo de salsa, pimenta rosa e azeitonas pretas. Sirva com pão branco ou torradas. Deixe à mesa azeite para quem quiser acrescentar um pouco mais. 

É uma mistura tão simples que fica difícil imaginar que possa ficar tão boa. O povo hoje lambeu os beiços enquanto esperava a bacalhoada. Veja, você pode fazer isto com as rebarbas do bacalhau, aquelas lascas finas que normalmente a gente não põe na bacalhoada. Isto é simples demais, mas tem um segredo, o bacalhau não pode ter perdido todo o sal, nem a água do cozimento pode estar muito salgada. A consistência desta espuma é dada pelo azeite, portanto não economize. Taí uma boa misturinha para o pão, enquanto não sai o almoço ou o jantar. Esta receita é para a Simone, minha nora, que sabe o que é boa comida em retribuição à sobremesa que ela trouxe, receita que vou postar uma hora dessas.

* Na verdade tinha chamado essa receita de Espuma ou Musse de bacalhau, mas em casa o pessoal me cobrou. Acho que não entenderam a ironia com as espumas e as mousses. Agora rebatizei. 

Um comentário:

  1. Estava mesmo delicioso esse quase-patê de bacalhau, bem leve, delicado e suave. Uma delícia!
    A receita da sobremesa segue por e-mail (mas não hoje, porque não deu tempo de digitar).
    Obrigada! <3

    ResponderExcluir