quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Joelho de Porco Com Batata e Aspargo


Pra quem se criou e vice no sul do Brasil, sabe que joelho de porco é uma comida muito comum entre os descendentes de alemão e de italiano. Os alemães comem com batata cozida e os italianos com polenta. O importante do prato é o tempero da carne. porque a polenta, assim como a batata são acompanhamentos muito neutros, cozidos na água e sal e só.
Na minha casa, na infância, comia-se joelho de porco com polenta quando se matava porco, em geral no segundo dia após a matança do bicho. No primeiro  dia o nobre era comer espinhaço com mandioca cozida ou polenta.  O espinhaço em gerla era assado na brasa que aquecia o tacho para derreter o toucinho e fazer a banha, que era usada regularmente na cozinha. Quem viu a Árvore dos Tamancos, de Olmiro Olmi, sabe do que estou falando quando me refiro a matança do porco. Era uma pequena festa familiar em dia de semana, e a certeza de que teríamos salame para alguns meses e também codeguin (cuja base era apele do porco.

Ingredientes:

Um joelho de porco (atualmente os supermercados vendem em bandejas chamando de carcaça suína, pouco vendem o joelho inteiro)
Batata inglesa descascada e cortada em pedaços grandes
Aspargo Fresco
Alho ( dente amassado para temperar a carne) e 2 dentes inteiros
Sal
Pimenta do reino moída
Pimenta do reino em grão
Salsa
Cebolinha
Louro e o que mais tiver de ervas frescas

Tempere o joelho com o sal, alho e a pimenta do reino em grão pelo menos uma hora antes de por pra cozinha. Numa panela acrescente um pouco de oleo e dê uma dourada na carne. Descarte o excesso de gordura e junte o alho inteiro, a salsa, a cebolinha e o louro e as demais folhas que tiver: alecrim, sálvia e orégano, tomilho, todos em ramos porque depois você vai retirar da panela. Junte água até cobrir a carne e deixe ferver. Quando começar a secar, cubra novamente com água e deixe ferver. Quando a carne estiver macia, retire as folhas dos temperos e deixe ela ir fritando com pouca água e a gordura que soltou. Vá fazendo isto com certa paciência até que a carne esteja dourada. Junte as batatas e vá fritando, sempre na gordura e sempre cuidando para não queimar. Para tanto vá colocando água aos poucos. Quando as batatas estiverem quase prontas junte o aspargo em pedaços. O aspargo cozinha rápido, um pouco mais que cinco minutos e deu. Despeje a carne num prato que possa ir à mesa e sirva bem quente acompanhado da mistura de aspargos e batatas.

Esta receita é pra Lígia Negri, que como eu adora essas carnes mais simples, cozidas com calma.Aqui em Curitiba o Bar do Alemão tem no cardápio joelho de porco, só que não serve com aspargo, nem com batata cozida no molho da carne. É bom, mas garanto que este é muito melhor. O que ambos tem em comum é a simplicidade e a facilidade de execução.
Um bom vinho ou uma boa cerveja e Prost! Tá pronto um almoço, pois enquanyto a carne cozinha com bastante água vc pode continuar fazendo o que tem pra fazer.


2 comentários:

  1. Meu Pai! ....
    Ô Rasia, assim você nos mata de vontade... e com uma joelhada só!

    Que delícia!

    Maria Evelyna

    ResponderExcluir
  2. Meus amigos são muito generosos, acessam meus blogs, Evê. Quando formos a Campinas inventaremos um almoço para comemorar o re-encontro com os antigos e os novos amigos Lourenço e Lia. Lalau já pôs a casa às ordens.

    ResponderExcluir