terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ravioli de Costela


Quem acompanha este blog percebeu que fiquei um mês sem postar nada. Isto não significa que não fizemos comida em casa, de jeito nenhum! O que aconteceu foi que tirei férias, saí de Curitiba duas vezes. Voltei no final da semana passada. Hoje retomo as postagens com uma receita muito simples, um ravioli de costela de boi. Não tem nenhum segredo, é muito fácil, basta ter um pouco de disposição. Você faz a costela para uma refeição e com as sobras faz o recheio do ravioli.

Fazendo a Costela
 1 bom pedaço de costela minga
Sal
Pimenta do reino moída
Papel celofane para empacotar a carne

Compre um bom pedaço de costela minga. Explique que vc vai assar no papel celofane - no forno ou na churrasqueira - que o açougueiro vai saber o que vc quer. Não pode ser só ripa, aí vai faltar carne. Agora se vc não quer assar pode fazer a costela na panela de pressão, mas melhor é assá-la. Tempere a costela com sal e pimenta do reino, embrulhe no papel celofane e ponha no forno ou na churrasqueira. Deixa lá umas duas horas e meia. Ela vai ficar super macia. 

Para a massa

100 gr de farinha por pessoa
1 ovo inteiro por pessoa
1 Colher de chá de cúrcuma

Misture a farinha com a cúrcuma. Faça uma cavidade no meio da farinha e coloque os ovos. Misture e amasse muito bem. Se vc perceber que está dura coloque mais ovo - to pensando em ovo médio, ou um pouco de água morna. Depois de bem amassada faça uma bola e deixe descansar. A massa tem que ficar em ponto de poder ser aberta com rolo ou máquina.

Fazendo o Recheio

Carne da costela
Pimenta do reino
Sal 
Tempero verde (salsa, cebolinha, tomilho, estragão e sálvia , ou o que vc tiver em casa)
Nóz moscada ralada

Descarte a gordura da carne e pique muito fina ou passe no processador com os temperos. Prove o sal. Lembre-se que tem que ficar um pouco mais forte de sal, porque a massa e a água do cozimento do ravioli absorvem bastante sal. Só não exagere. Se sobrou raspa na forma do assado, descarte a gordura e junte a raspa a esta massa, antes de salgar. Misture com a mão, o recheio fica meio pastoso. 

Montando os Raviolis

Abra a massa bem fina e corte tiras com o dobro da largura do tamanho do ravioli que vc quiser fazer.  Coloque o recheio em uma parte da massa, espaçados,  de forma que vc possa dobrar sobre ele a outra parte da massa e separar um do outro cortando. É como se vc pegasse uma folha de papel e dobrasse uma metade sobre a outra. Aperte bem e corte nos intervalos. Aperte novamente com garfo toda a volta do ravioli, espalhe fubá sobre a mesa e sobre ele os raviolis. Existe uma forma própria para fazer  raviolis que facilita o trabalho,  vc pode comprar em lojas de utensílios de cozinha.
Cozinhe os raviolis em bastante água com sal e sirva com um bom molho de tomate e queijo ralado.

Aqui em casa a gente faz uma quantidade grande cada vez, deixa secar, coloca num tabuleiro no freezer e quando estiverem congelados guardamos em saco plástico as porções. Domingo fiz a costela para o almoço, pensando não no almoço, mas no que sobraria para fazer ravioli. Quando fiz esta receita estava pensando na Bia Ilari, que uma vez me ajudou cozinhar uma panela enorme de ravioli,  para um jantar. Lembra Bia?





Nenhum comentário:

Postar um comentário