sábado, 11 de setembro de 2010

Carne dos Tempos da Bíblia ou Carne do Velho Testamento

                                                                                                 Foto: Iara B. Costa
                                                    
Estou apresentando aqui uma receita que vi há alguns anos num programa do Jeff Smith. É uma receita segundo ele dos tempos da bíblia, ou seja do Velho Testamento. A razão desse nome se deve ao fato de serem utilizados temperos que exisitiam na naquele tempo. Ele dizia também que gostava de comer com batata cozida, eu prefiro com pão. Eu sempre ofereço esta carne com pão e vinho. Pode  se  usar como acompanhamento além do pão verduras picadas: cenoura, aipo, pepino, erva-doce. Assim simples, só picados sem mais nada. Se eu tivesse um boteco faria excelentes sanduíches com esta carne.

Um pedaço de alcatra inteiro com um pouco de gordura (é importante que a carne não seja muito fina)
Figos secos (iranianos ou turcos)
Damascos
Vinho
1 colher de mel
1 colher de vinagre
Louro
Sal
Misture os mel com o vinagre e passe na carne. Ponha a carne numa forma, tampe e leve ao forno por uns 15 minutos para selar (O forno deve estar bem quente).
Enquanto a carne sela, misture os vinho, os damascos, os figos e o louro e deixe ferver numa panela. Quando a carne etiver selada ponha numa panela refratária (o ideal é panela de pedra ou de cerâmica) se não tiver use uma panela ferro. Junte o molho que começou ferver, tampe e leve ao forno. Cozinhe no forno até a carne ficar macia. Vire a carne de vez em quando durante o tempo que ela ficar no forno. Qaundo ela amaciar ponha um pouco de sal, deixe mais uns 10 minutos. Retire a carne da panela e deixe esfriar, que facilta o corte. Corte em fatias finas. Amasse o damasco e o figo, junte a carne ao molho e ponha para ferver na chama do fogão. Prove o sal. E tá pronta. 
Outro dia para um quilo e meio de carne usei uma garrafa de vinho tinto,  um pouco  d'água, uns 10  damascos doces e 12 figos iranianos. Se forem os  turcos pode ser menos uns 6 tá mais do que bom.
Esta receita é facílima e não dá trabalho e não suja aquele monte na cozinha, aliá não suja a cozinha. Isto é fundamental numa receita. Receita com muitos engredientes e que suja muita coisa, muitas vezes desaminam.  Não se assuste com a combinação, no final todo mundo vai achar muito boa.

Um comentário: