segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

File de Bacalhau Assado

                                                                     


Esta receita apareceu há muito tempo na Revista Gula. Nem sei se é bem assim como vou postar aqui. A gente vai fazendo e adaptando aqui e ali. No fim acaba que pode ficar muito diferente, na dúvida chamei de bacalhau assado, na revista era bacalhau a lugano. O importante se não for igual, é pelo menos dizer que a receita que saiu na revista serviu de inspiração. Se não for igual é muito próxima.  É uma receita que parace tabalhosa mas não é.

Para o Bacalhau:
Uma boa posta de filé de bacalhau dessalgado
Uma boa quantidade de azeite de oliva
Depois de dessalgado o bacalhau coloque num refratário que possa ir à  mesa - eu uso uma forma de pedra sabão para pizza. Regue muito bem com o azeite e ponha assar. Ele não vai demorar muito. Quando estiver dourado está pronto. Como o filé é grosso deixe 48 horas dessalgando na geladeira, troque a água várias vezes.

Para os Legumes

Batata inglesa
Pimentão Vermelho sem pele  e em tiras
Pimentão Amarelo sem pele e em tiras
Cebolas inteiras
Couve
Brócolis
Alho picado (bastante) para fritar e colocar sobre os legumes e o bacalhau

Para preparar os legumes você precisa ter um pouco de paciência.
Comece o lavando bem as batatas e ferva por uns 8 minutos com a casca. Retire da água ponha numa forma e leve ao forno para assar. Deixe que a casca doure. Para que doure por igual vire as batatas uma ou outra vez.
Coloque as cebolas com casca numa forma e asse. Podem ser assadas junto com as batatas desde que em formas separadas. Depois de cozidas tire as cascas. Elas vão ficar lindas, transparentes, se a casca queimar não se assuste, você não perdeu as cebolas.
Importante que as batatas sejam mais ou menos do mesmo tamanho para que cozinhem/assem no mesmo tempo. Isto vale também para as cebolas. As batatas  e as cebolas demoram para assar, por isto comece preparando as batatas e as cebolas. É importante sincronizar os tempos para que as coisas fiquem prontas mais ou menos juntas, para que nada esfrie ou resseque. Na sequencia o bacalhau vai pro forno e por último os legumes no vapor.
Cozinhe no vapor o brocolis, a couve (enrole as folhas para fazer trouxinhas -para tanto tire o talo das folhas) e os pimentões sem pele (se você tirar a pele na chama, não precisa cozinhar). Cuide o ponto do brocolis e da couve para não ficarem muito cozidos. O brócolis cozinha mais rápido que a couve. É importante que cozinhe sem perder a cor, nem amolecer demais. O mesmo vale para a couve.  Brocolis e couve amarelados de tanto cozinhar, não vale!
Depois que tude estiver pronto frite o allho picado em rodelinhas em boa quantidade de azeite. Cuide  muito da temperatura do azeite para não queimar o alho. Alho quando queima fica insuportavelmente amargo. Pra que isto não aconteça deixe fritar um pouco, mexa e retire do fogo. Quando parar de fritar coloque outra vez...e assim até que fique crocante, sem queimar

Montar o Prato:
Depois de tudo pronto descasque as cebolas, dê um murro nas batadas para racharem e distribua tudo em volta do bacalhau (batata, cebola, brócolis, tiras de pimentão e trouxinhas de couve). Regue tudo com o azeite e o alho.  Agora é so comer. 

Ontem fiz usei duas cabeças de alho para 3 kg de bacalhau. As cebolas  eu calculo uma por pessoa  e as batatas 2. Claro, isso vai depender do tamanho da batata e da cebola. Brócolis, couve e pimentão vai a rumo mesmo. Uma dica importante, não ponha sal em nada, porque se o bacalhau ficar com um pouco mais de sal os legumes equilibram e se faltar é só colocar, cada um a seu gosto. Vale a pena colocar na mesa um moedor com pimenta do reino para quem quiser. Eu servi com um  vinho tempranillo espanhol. Também vai muito bem com um bom vinho alentejano.   

Um comentário:

  1. Que maravilha, Rasia!! Tudo parece delicioso! Parabens pelo blog, extensivos a Iara pelas lindas fotos. Vou tentar fazer, para começar, essa receita. Só que vou tirar o pimentão, porque tenho alergia... Pensei em substituir por azeitona... Depois eu conto como ficou. Grande abraço, Tamara

    ResponderExcluir