domingo, 20 de março de 2011

Pão de Queijo

                                                                               Foto: Iara Bemquerer Costa


1/2 kg de polvilho azedo (das marcas que tem no mercado a que dá mais certo é a Yoki)
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de sopa (rasa) de sal
1 xícara de óleo
1 xícara de queijo ralado (de qualquer queijo)
3 ovos

Misture o polvilho com meia xícara de água fria. Ferva o restante da água junto com o óleo e escalde o polvilho. Deixe esfriar um pouco. Misture os ovos e o queijo e amasse. A massa deve ficar com uma consistência um pouco mais firme que massa de bolo. Se for preciso ajustar a consistência use um pouco de água fria. Untar uma forma com óleo e colocar os pãezinhos usando duas colheres. Só abrir o forno quando os pães estiverem assados.
Esta receita quem faz é a Iara. Foi adaptada de uma receita tradicional mineira que dava um pouco mais de trabalho e na qual se usava polvilho doce. Quem nos deu a receita original, foi Dona Violeta, mãe de Vânia, uma amiga nossa que mora na Alemanha há muitos anos. Quando a Iara faz  este pão de queijo é um avanço. Não tem nada a ver com o pão de queijo cascudo e massudo que se encontra por aí. Fica leve, crocante. Comer com gorgonzola ou manteiga é uma experiência única. Pode ser um bom lanche de domingo à noite ou um excelente aperitivo enquanto as visitas esperam a comida ficar pronta.  

2 comentários:

  1. Essa é a única receita de pão de queijo que dá certo! Já tentei várias (isso nos tempos em que eu me animava a fazer pão de queijo) e nunca davam certo... mas a receita da Iara não falha!!! Delícia pura! E ela faz isso tão rapidamente que até anima a gente a tentar... Não sabia que era receita original da dona Violeta!

    ResponderExcluir
  2. Acabo de fazer uma belíssima fornada!!!!Deliciosos!!!

    ResponderExcluir