domingo, 24 de abril de 2011

Risoto de Champanhe e Vieras

Sempre pensei em fazer um risoto de champanhe que não fosse só o tradicional. Vendo umas vieras no freezer a Iara resolveu tirá-las para um risoto. Aí mais que depressa falei que eu podia fazer. Pensei: é agora que vou experimentar a combinação! 

Para duas pessoas
1 e 1/3 de xícara de arroz arbóreo
Um copo de 220ml de champanhe (usei um Mumm brut que tinha em casa. Mas pode ser um espumante nacional como o Terra Nova Brut, que é ótimo e barato).
300 gramas de vieras limpas
1 cebola média bem picada
1 1/2 colher de sopa de manteiga manteiga para o arroz e mais 1/2 colher para refogar as vieras
Sal
Pimenta do reino moída
Açafrão ou curcuma
Queijo ralado

 AS VIEIRAS
Comece pelas Vieiras, que devem ser temperadas com sal e um pouquinho de alho. Esquente 1/2 colher de sopa manteiga numa frigideira e refogue as vieiras (em fogo baixo), não mais que dois minutos de cada lado. Vai juntar  um  caldo que deve ser retirado da frigideira para usar  no arroz. Reserve as vieras refogadas.

O ARROZ
Numa panela frite a cebola na manteiga (misture um pouco de azeite de oliva para a manteiga não queimar). Quando a cebola estiver transparente junte o arroz e dê uma boa misturada. Junte metade do champanhe e continue mexendo. Acrescente o sal, a pimenta do reino e a curcuma. Junte o restante da champanhe, sempre mexendo para soltar o amido do arroz. Depois vá juntando água fervendo, sempre aos  poucos e o caldo das vieras. Quando o arroz estiver quase pronto, (coisa de 3 a 4 minutos antes de desligar o fogo), junte as vieras e misture bem. Depois desse tempo o arroz vai estar al dente, aí junte duas colheres de sobremesa de creme de leite e dê mais uma misturada para homogeneizar. Ponha na mesa um queijo ralado (ou uma mistura). Hoje usei uma mistura de parmesão com provolone. Mas cuidado, o queijo deve ser usado com mmuita parcimônia para não matar o sabor delicado do risoto, o mesmo vale para o creme de leite. Enfeite com cebolinha ou folhas de manjericão miúdo.  Este risoto é pura delicadeza !

Nenhum comentário:

Postar um comentário