sábado, 30 de abril de 2011

Mini-berinjelas com Figo Iraniano



Esta receita inventei olhando para as mini-berinjelas no mercado hoje à tarde. Estavam linda,s fresquinhas, duras. A cor era de um roxo como poucas vezes a gente vê. Comprei algumas e resolvi experimentar a mistura. Os figos iranianos estavam lindos, brancos. Pensei que daria certo, poi n. não é que deu! Ficou ótima a mistura.

Mini-berinjelas partidas ao comprido em quatro;
Figos iranianos secos também partidos em quatro (se não achar pode usar aqueles os indianos)
Cebola em rodelas
Vinho branco seco
Azeite de oliva
Sal
2 dentes de alho inteiros e pequenos ou 1 grande
Alecrim fresco (ou seco)
Folhas de manjericão
Pimenta siria

Corte a cebola em rodelas, descaque o alho e coloque numa frigeideira anti-aderente com o azeite de oliva. Quando a cebola estiver transparente junte as mini-berinjelas cortadas ao comprido,  o sal, a pimenta síria, as folhas de mangericão e o alecrim e frite um pouco. Na sequência junte os figos e o vinho branco. Vá pondo o vinho branco aos poucos para a berinjela ir cozinhando sem desmanchar.Não tampe a frigideira que a cor fica mais intensa.
Vou servir com o frango marroquino (que a Tania me ensinou fazer e que vou postar  aqui) e arroz com amêndoas e castanha de caju. Dá para servir também com pão como um antipasto. Fica uma beleza. Quem lê minhas receitas sabe que não sei muito trabalhar com proporções. Portanto, volta a velha história, bom senso e um pouco de experiência na cozinha, são o segredo de qualquer cozinheiro que não virou chef.

Um comentário:

  1. Essa receita simplesmente me fez gostar de berinjelas!
    Parabéns, sogrinho!

    ResponderExcluir