domingo, 1 de maio de 2011

Frango Marroquino com Açafrão

                                    

Esta receita quem faz maravilhosamente bem é a Tânia, amiga minha desde os tempos do mestrado na UNICAMP. Quando conheci a Tânia a UNICAMP ainda engatinhava, imagine isto foi nos anos 70!A receita aprendi um pouco depois, numa das vindas da Tânia para o Brasil. Na época ela fazia doutorado em Paris e namorava um franco-marroquino. Era um tal de ir vir pro Marrocos e numa dessas idas ela volotu com a receita. Enacantou todo mundo. Pedi permissão especial para a Tânia, que fez outro dia na casa da Lalau esta receita maravilhosa , pois queria colocar no Blog.

1 Frango Caipira inteiro (tepere com sal, pimenta e alho pelo menos uma hora antes de cozinhar)
2 cebolas médias raladas
1 maço de salsinha picada (reserve um pouco para enfeitar o prato)
Açafrão e/ou curcuma
Um pouco de azeite de oliva

Pegue uma panela funda ponha água esquentar e quando começar a ferver junte a cebola ralada e as lascas de cebola que escaparam do ralador, a colher de azeite,  o açafrão e a corcuma em boa quantidade para que a água fique amarela ( pode usar também tempero pronto para paella). Deixe ferver umas duas horas, até o frango ficar bem cozido. Prove o sal e complete., neste caso deixe ferver mai um pouco. Na hora  de servir jogue a  salsinha picado na panela ( um punhadão) e não tampe a panela (a salsinha não escurece tanto). Na hora de servir, tire o frango da panela, retire a pele e dessosse. Ponha a carne num reciepiente fundo, cubra com o caldo coado e jogue um pouco de salsinha picada para enfeitar. 
Eu dou uma incrementada no tempero cozinhando o frango com umas folhas de louro, manjericão e alecrim, uns grãos de pimenta do reino e uma 3 cabecinhas de cravo. Depois retirei tudo. Pra facilitar você pode deixar este temperos ferverem um pouco na água antes de colocar o frango. e coar o caldo no final. 
Não sei se a Tânia aprovaria esta alteração, mas todo mundo que comeu aqui em casa achou ótima. Servi com arroz de amêndoas. Ia fazer um cuzcuz de amêndoas, mas a semolina que tinha em casa não estava boa. Um vinhozinho tinto vai muito bem para acompanhar. Parece que dá trabalho, mas é absolumante simples. Dá menos trabalho que fazer peito de frango grelhado. O caldo que sobrar coe e guarde para usar em risoto. Vai ser um super caldo, concetrado, que você pode aumentar acrescentando água e fervendo mais um pouco. Lembre-se que o frango é cozido com muito caldo, isto exige um pouco mais de sal. Como coloquei nos marcadores, é simples, delicada, fácil e rústica. Comida de pobre, mas da boa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário