domingo, 29 de maio de 2011

Sufle de Goiabada com Molho de Requeijão Cremoso



Ouvi falar desta receita quando ela foi apresentada pela Carla Pernambuco (Grande Carla!), no exterior e fez muito sucesso. Deixou os gringos loucos! Depois ganhei da Lu e da Lígia um livro da Carla  (Carlota: Comidas Favoritas, 1998) e tá lá a receita na página 15. Portanto, com licença Carla, vou publicar aqui minha adaptação para esta sobremesa incrível.

400 g de goiabada cremosa (pode ser em tablete, mas aí tem que derreter)
4 colheres de sobremesa de  maizena
4 claras em neve
Água para dissolver a maizena

Para o molho de requeijão:
4 colheres de sopa de requeijão cremoso
leite para dissolver o requeijao
Uma pitada de sal

Junte todos os ingredientes e ponha em banho-maria, mexa até ficar um molho grosso e homogêneo. O molho não precisa ferver. Deixe esfriar (gelar é melhor ainda).

Dissolva a maizena na água (uma xícara ou um pouco menos). Misture na goiabada e mexa sempre até cozinhar. Deixe esfriar. Bata as claras em neve e junte ao creme frio, com cuidado. Coloque esta massa em potinhos individuais, e leve ao forno quente para assar. Retire, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva com o molho de requeijão. Sirva imediatamente após tirar do forno, para o sufle não baixar.
Taí, uma sobremesa deliciosa que deixa qualquer um com água na boca. Muito simples, fácil e melhor, recria com certo grau de sofisticação a velha e maravilhosa combinação do queijo com goibada. Dentre as poucas sobremesas que faço, esta com certeza é a mais interessante.  Obrigado Carla!

Nenhum comentário:

Postar um comentário