domingo, 29 de maio de 2011

Risoto de Aspargo com Quiejo Brie

                                                                     foto: simone Dias


Esta receita quem quem fez  foi a Iara. Como toda a receita de risoto é muito simples e fica uma coisa muito da boa. Não dá nenhum trabalho, além de qualquer receita de risoto. Ontem fiz para Claire, Carlos, Chico e Simone. Estava ótima. Bebemos um vinho português que Carlos trouxe e um Malbec de Mendonza, que comprei. A sobremesa foi o sufle de goiabada com queijo que já postei aqui hoje e um doce cristlizado de abóbora que uma tia do Carlos faz, que  é maravilhoso na hora  do cafezinho. Essas senhoras do interior fazem umas coisas incríveis na cozinha. Ela mora em Palmas, um dos lugares mais frios aqui do Paraná. Lá  muita gente  ainda cozinha no fogão de lenha e aquece a casa no inverno com ele.

Comece fazendo um bom caldo de verduras:

A parte dura dos aspargos
Uma cebola pequena
Dois dentes de alho
Um talo de salsão
Uma cenoura
Um pedaço de pimentão vermelho
Grãos de pimenta do reino e pimenta rosa
Cheiro Verde
Folhas de louro
Uma colher de sopa de azeite de oliva
Sal

Ponha tudo numa panela com água pra ferver. Quando as verduras estiverem cozidas o caldo estará pronto. Aproveite e faça um panela grande, o que não for usado guarde no freezer para uma sopa ou outro risoto. Não use caldo de pacotinho é muito artificial. 

Prepare os aspargos separando as pontas e picando o restante. Refogue com azeite de oliva e um pouco de sal. Deixe-os meio crocantes (ou seja, não cozinhe demais).

Para o arroz:
Cebola picada
Azeite de oliva
Vinha branco seco
Arroz arbório ou carnaroli.
Queijo brie
Aspargo fresco

Refogue a cebola no azeite, junte o arroz frite um pouco e junte o vinho e um pouco de sal. Comece a mexer.  Quando o vinho secar vá juntando o caldo passado num coador.  Prove o sal. Eu vou de concha em concha, mexendo sempre. Com o arroz quase pronto, junte o aspargo  picado e  refogado e por último o queijo brie picado. Quando o queijo estiver derrretido junte uma colher de manteiga e misture bem para o arroz ficar com brilho. Sirva com queijo parmesão ralado ou um bom azeite de oliva extra-virgem. Decore com as pontas dos aspargos.

Para quem não sabe fazer risoto, esta receita cheia de etapas, parece difícil, mas não é. Ela é absolutamente simples e fácil. Mas claro, fica uma delícia. Deus não nos livre desse risoto, ele é bom demais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário