quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Capeletti Com Pedido de Desculpas




Esta receita é meu pedido de desculpas para Sandra e Alexandro, queridos amigos, que insistiram para que fosse almoçar com eles hoje. Acho que fui grosso, não indo. Estou sozinho em casa, porque não aceitei o convite? Enfim, inventei esta mistura agora e dedico pra eles essa comida rápida e fácil. Fiz utilizando o que tinha na geladeira.

Capeletti
Ervilha (fresca ou congelada)
Cogumelo Porto Belo cortado em quatro
Tomate sem pele cortado em cubos pequenos
Azeite de  Oliva 
Folhas de Salvia
Queijo em cubos pequenos
Sal e pimenta do reino

Enquanto  a água com  esquenta corte os ingredientes  do molho. Na hora que a água ferver ponha os capeletti para cozinhar. Esquente o azeite numa frigideira, jogue as folhas de salvia, o cogumelo, a ervilha e os tomates picados. Refogue rapidamente até a ervilha estar cozida (vai coincidir com o tempo de cozimento do capeletti). Misture o sal e a pimenta. Escorra o capeletti numa vazilha funda, junto um pouco da água  do cozimento (como fiz pouco, coloquei 2 colheres de sopa). Cubra com o refogado e adicione um pouco de óleo de oliva.  

A combinação fica muito boa. Ervilha, cogumelo e salvia dão um gosto de mato, coisa da terra. Me levaram de volta à minha infância no interior do Rio Grande do Sul, quando colhíamos cogumelos nos gramados da vila, plantávamos ervilha e tomate na horta. Esta comida completou minhas lembranças de hoje, porque pela manhã estava selecionando um texto de Cruz das Almas, do Donald Pierson e me re-encantei com as fotos das pessoas, dos bichos e da vila que estão no livro. Ou terá sido as fotos que me levaram pra essa mistura de coisas simples, mas deliciosas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário