domingo, 4 de dezembro de 2011

Bolo de Amêndoa


Este é um bolo tradicional português, feito a base de amêndoas e ovo, vai pouquíssima farinha, nada de leite, manteiga e fermento. Fica uma beleza e não dá trabalho nenhum. Ontem fiz um jantar para o Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde, aqui em casa e como a Marcê tinha feito aniversário fiz o bolo pra ela. Assim, esta receita é pra minha querida amiga Marcê Moliani. Vai lá:

300 gramas de amêndoas sem casca.
4 ovos inteiros
4 gemas
100 gramas de farinha de trigo
300 gramas de açúcar
1 colherinha de canela em pó.

Comece batendo os ovos e o açúcar. Enquanto isso pele as amêndoas colocando em água fervendo por 2 minutos e esfregando entre as mãos. Mais rápido é enrolar as amêndoas num pano e esfregar sobre a mesa de trabalho. Espere as amêndoas secarem um pouco e coloque no liquidificador para fazer uma farinha. Depois de bem batidos os ovos e o açúcar junte a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e bata bastante. Coloque numa forma que solta o fundo e deixe descansar uma meia hora. Coloque no forno a 190 graus e deixe assar por 40 ou 45 minutos. Na hora de servir polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com lascas de amêndoas.

Garanto que este é o melhor bolo de amêndoas que eu já comi! Uma receita de freiras portuguesas, do tempo em que as freiras tinham tempo para moer amêndoas no pilão. Hoje elas ainda  deve ter tempo pra fazer bolos, mas claro, já devem ter liquidificador, batedeira e processador. Se não tiverem nada disto, bom aí é problema delas se continuam moendo amêndoas no pilão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário