sábado, 19 de maio de 2012

Timballi







Esta receita é italiana, muito simples e fácil de fazer. É um prato parente da Moussaka, da Madalena e do Escondidinho, surpreende porque é feito com arroz. Hoje resolvi fazer para o almoço ficou uma delícia, sem muito trabalho. As quantidades que vou indicar dá para quatro pessoas.

300 gramas de carne moída (eu pego um pedaço inteiro e pico com a faca)
2 xícaras de arroz (Originário ou Cateto)
Sal a gosto (para a carne e para o arroz)

Para o Molho Bechamel
Uma colher de sobremesa de manteiga
Uma colher de sobremesa de cebola bem picada
1 xícara de leite
Maizena ou farinha para engrossar
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher de sobremesa de requeijão cremoso (opcional)
1 pitada de pimenta do reino
Sal a gosto 

Refogue a carne, junte cebola, tomate, sal pimenta do reino e cheiro verde e faça um bom molho. Enquanto isto cozinhe o arroz como de costume. Enquanto o arroz e a carne cozinham faça o bechamel: Refogue a cebola com a manteiga, junte o leite, o sal e a pimenta. Dissolva a maizena na água e misture mexendo sempre para não empelotar. Quando estiver no ponto junte a noz-moscada ralada.

Monte o Prato
Unte com manteiga um refratário que possa ir à mesa e forre com uma camada de arroz. Junte a carne e por cima outra camada do arroz. Cubra com o molho bechamel, que não pode ser muito espesso. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar.    
Esta receita pode ser feita também com carne de frango desfiada, com um mix de cogumelos frescos refogados ou então com verduras (ervilha, fava, cenoura, vagem). 
Comemos acompanhado de uma salda de folhas e um vinho regional português. Ficou ótimo e gastei menos de uma hora para fazer o almoço. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário