domingo, 21 de outubro de 2012

Ambrosia



Esta  receita vai para Mainha, Nádia e Preta queridas amigas de muitos anos, que almoçaram  com a gente ontem e queriam saber como eu faço ambrosia. Este doce é muito comum no interior da minha terra. Minha mãe e minhas irmãs mais velhas sempre faziam. Fogão de lenha, panela de ferro super branca por dentro, areada com palha de milho e areia e, o mais importante, ovos de galinha do terreiro e leite de vaca, da nossa vaca! Um leite tirado com todo o cuidado para não ter nenhuma sujeira. Tirar o leite era um ritual lindíssimo. Primeiro pegava-se um balde com água morna e sabão, levava-se até a estrebaria junto com o baldo do leite. O balde do leite em geral era feito de madeira e só era usado pra isto.  Era uma peça artesanal muito bonita, todo feito com pequenos filetes de madeira de uns 4 centímetros de largura que eram presos um por dois aros de ferro. Um no terço superior e outro no terço inferior. Só isto bastava para prender o fundo e as paredes. Não ia prego, nem parafuso. A alça era de um arame grosso com um "cabo"de madeira torneada. Também se usava este tipo de balde para a água do poço. A primeira coisa que se fazia antes de começar a  tirar o leite da vaca era colocar o terneiro para mamar um pouco. Isto estimulava a descida do leite. Feito isto, lavavam-se as tetas e úbere da vaca com a água morna e o sabão, depois de muito bem lavado tirava-se parte do leite. Quando começava a diminuir o fuxo, novamente se punha o terneiro para mamar. E repetia-se tudo outra vez. No final, deixa-se um pouco de leite para que o terneiro mamasse. Este ritual se fazia duas vezes por dia, antes do café da manhã e antes do anoitecer. A gente, menino, sempre acompanhava com muita curiosidade. Muitas vezes tentamos tirar o leite, mas o que parecia muito simples exigia técnica, tinha um segredo que eu nunca consegui aprender. 

1 1/2 litro de leite integral
1 dúzia de ovos
1 kg de açúcar
Casa de laranja 
Alguns cravos
Canela (opcional)
Pimenta da Jamaica (opcional)
Fava de baunilha (opcional - Não coloque essência de baunilha, não estrague seu doce).

Quebre os ovos numa tigela e bata até misturar claras e gemas. Despeje numa panela de alumínio grosso,  cerâmica ou aço inoxidável. A panela que tiver o fundo mais grosso é melhor porque evita que a ambrosia queime. Junte nesta panela os demais ingredientes (a casca de laranja deve ser bem fina, com quase nada do branco para não amargar). Coloque no fogo e deixe ferver. Se você tiver uma chapa de ferro ou uma frigideira mais grossa use para evitar que a panela fique em contato direito com o fogo. Cuide para não grudar no fundo, por isto é bom usar panela de fundo grosso e a frigideira ou a chapa. Quando começar a ferver baixe o fogo. Esta mistura vai talhar, ficando como uma massa. Não esquente a cabeça nem quebre a massa (fica como quando o leite talha numa tigela). Pelos lados introduza uma colher e movimente   de baixo para cima, somente para não deixar que a misture grude no fundo. Não fique mexendo toda a hora, portanto mexa de vez enquanto. Depois de umas 3 horas de cozimento vai começar aparecer uma calda que vai se depurando e ficando cristalina. A partir desse ponto você já pode quebrar cuidadosamente a massa formando grumos. Deixe cozinhar até o doce começar a ficar com cor entre o amarelo e o dourado. Se ficar com muita pouca calda, mas creio que não vai ficar, faça um pouco mais com água e açúcar numa panela e misture no doce. Se fizer isto deixe ferver mais uns dez minutos. 

Você deve ter se  espantado com tamanho do texto, mas fiz questão de detalhar para você não tirar a ambrosia do forgo antes da hora, senão ela não fica bonita, embora já esteja cozida. Fiz  na semana passada e levei umas quatro horas. Mas não fiquei o tempo todo em volta do fogão, às vez ia lá e dava uma mexida no doce, como expliquei acima. Como é um doce muito demorado, o povo da campanha apelidou de Espera Marido. Dizem que os homens iam para o campo e só voltavam no começo da noite  e as mulheres,  que ficavam em casa esperando,  para passar o tempo faziam este doce. 
Vou postar duas fotos, a primeira do doce pronto e a de baixo o doce ainda cozinhando, pra quem quiser fazer ter uma idéia. Se você prestar atenção na foto abaixo, vai ver na panela a marcas da redução dos ingredientes com o tempo de cozimento. Aqui a massa já se separou da calda, mas o doce ainda não está pronto. ain  É um dos doces que mais gosto, rende, fica barato e é muito fácil, só exige paciência. Quem fizer me avise se ficou bom.    




Um comentário:

  1. Caro sogrinho:

    Sou muito sortuda de poder compartilhar algumas refeições com os Rasia, e essa ambrosia me fez pensar na minha infância, no fogão à lenha e no aroma de baunilha e caramelo que se misturavam ao cheiro da madeira encerada da cozinha em Piraí do Sul.
    Enfim, ambrosia é pura inspiração e nostalgia. Até o nome lembra coisa antiga e querida.
    Quem sabe eu tento um dia desses, se o Chico demorar muito para voltar do trabalho...
    Obrigada e beijos!

    Simone.

    ResponderExcluir