sábado, 13 de outubro de 2012

Bolo de Carne da Dona Flor







Dona Flor, a dona dessa receita era mãe da Iara, portanto minha sogra. Não convivi com ela, mas provei da sua comida algumas vezes em Belo Horizonte. Cozinhava muito bem, coisas simples, mas muito boas, comida de Minas e outras mais. Esta receita Iara aprendeu com ela. Não sei se as irmãs, principalmente Beatriz que gosta muito de cozinhar ,também faz esse bolo. Como a Iara fez no domingo passado, resolvi postar aqui. É simples e você pode servi-lo quente para o almoço ou então frio como lanche.

1kg de carne (coxão mole, patinho ou alcatra)
100 gramas de bacon
4 fatias de presunto
2 ovos
1/2 xícara de farinha de rosca +1/2 xícara para espalhar sobre o papel filme
alho
Pimenta do reino
salsa 
cebolinha

Moa a carne com o bacon e os temperos no processador (se você não tem processador escolha a carne e peça para o açougueiro moer bem fina. O bacon você pode picar bem fininho com a faca de carne). Coloque tudo numa tijela, acrescente os ovos e 1/2 xícara farinha de rosca e amasse bem. Sobre um pedaço de papel filme ou papel manteiga espalhe a outra 1/2 xícara de farinha de rosca, abra a massa formando um quadrado de aproximadamente 2cm de espessura. Espalhe por cima as fatias de presunto e enrole como um rocambole. Coloque numa forma untada com óleo e asse em forno quente por uma hora.

Tá aí uma receita muito simples que você não gasta muito tempo pra fazer e nem fica muito cara. Dá um ótimo almoço de domingo, de segunda, de terça, de qualquer dia da semana. Você pode acompanhar com arroz de queijo, que está postado aqui e uma salada. Fica um almoço leve e fácil. O que sobrar você pode servir no lanche da noite, frio. Fica uma beleza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário