segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Berinjela da Fabi ou Antepasto de berinjela


Vou postar aqui uma receita de berinjela que é uma beleza. Quem me passou foi meu filho Miguel, que fez e trouxe de Santos um pote pra gente experimentar. Ele disse que pegou num site de comida, de comida simples, mas muito boas o Rainhas do Lar. Fui lá conferi  está publicada com o nome de Berinjela da Fabi. Fabi, acrescentei o  antepasto ao nome, mas na verdade ela continua sendo Berinjela da Fabi. Maravilhosa esta beringela, podes crer.

Ingredientes:

2 berinjelas grandes
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 cebola grande
5 folhas de louro
1 colher se sobremesa de orégano seco
1 chícara de  cafezinho alcaparras
2 xícaras de cafezinho de azeitonas picadas
1/2 xícara de cafezinho de passas de uva (branca)
1/2 xicara de cafezinho de passas de uva preta
2 colheres de sopa de alho picado em rodelas não muito finas
2 Colheres de vinagre branco (de maçã fica ótimo) ou vinho branco seco. Se usar vinho, coloque uma meia xícara).
Pimenta do reino em grão
Pimenta Rosa
Azeite de oliva
Sal para curtir a berinjela (bastante sal mesmo)!

Descasque as berinjelas, corte em fatias e recorte em tiras. Coloque num escorredor de macarrão em camadas, alternando uma de berinjela para uma de sal. A última deve ser de sal. Se vc tiver sal grosso é melhor ainda. Deixe pelo menos uma duas horas e meia  escorrerendo para tirar  o amargo da berinjela e ela cozinhar um pouco. De tempos em tempos de uma apretada na berinjela.
Descasque os pimentões (na faca ou na chama) para que fiquem mais digeríveis e corte-os em tiras, (sem miolos e semente, claro). Corte a cebola em rodelas, o mesmo com o alho. 
Quando a berinjela estiver  curtida, escorra e lave muito bem, mas muito bem mesmo para retirar o excesso de sal. Não economize água, para que a berinjela não fique salgada, senão você estraga tudo. Aperte muito bem a berinjela com as duas mãos ou num pano, para retirar todo o excesso de água. Vai ficar um montinho de nada, uns fiapos. Desfaça o montinho de berinjela e reserve.
Coloque numa frigideira ou panela uma boa quantidade de azeite de oliva de boa qualidade e jogue as cebolas,  as folhas de louro, depois de um minuto e meio, jogue o alho, depois os pimentões. Quando estiverem refogados acrescente a berinjela, o vinagre (ou vinho)  e deixe mais um minuto, jogue o orégano seco, as azeitonas e as alcaparras. Desligue e cubra com azeite de oliva. Retifique o sal e vinagre se for necessário.

Tenho feito esta receita em casa e é sempre um sucesso. To postando aqui a pedido da Rúbia, que comeu no jantar do Grupo de Pesquisa aqui em casa! Não sei se reproduzo fielmente a receita da Fabi, acho que acrescentei as pimentas. Mas é sempre assim, a gente adapta as receitas ao gosto particular da gente, por exemplo, eu não sei se as proporções são as mesmas, principalmente o vinagre, porque não gosto de coisa muito ácida. o importate é cobrir com azeite de oliva, pois a berinjela será reidratata e não pode ser qualquer azeite, senão você corre o risco de perder tudo. Azeite bom é meio caminho andado. Vai render um tigela grande, mas você pode guardar na geladeira até um mês. Se colocar na geladeira retire um bom tempo antes de servir para voltar à temperatura ambiente. Sirva com pão branco ou torradas.
Postei a pedido da Rúbia, que comeu no jantar do Grupo de Pesquisa aqui em casa e pra Léa,  pra Leide e pro Juarez que não puderam vir e pra Marce que trouxe um delicioso sorvete feito por ela e uma musse de gorgonzola maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário