sábado, 21 de setembro de 2013

Risoto de Abóbora com Sálvia






Hoje o almoço foi de lascar de bom. Enquanto eu corria atrás de comprar uma mudas de tempero para o horta Iara preparou este delicioso risoto de abóbora. É uma receita e tanto, boa, barata e especialmente leve. Tenho certeza que vocês vão gostar muito, especialmente os vegetarianos. Nós como não somos vegetarianos comemos com coxa de frango temperada com alecrim e assada, uma boa salada de folhas e claro, um gole de vinho.

Para o Risoto (porção para 4 pessoas)

2 xícaras de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
2 xícaras de abóbora em cubos 
1 cebola média picada
Azeite de oliva
Sal
1 colher de sopa de manteiga ou 2 de requeijão cremoso
Folhas de Sálvia (uma dez bem frescas)
Caldo de carne (de boi ou de frango) 
Para os vegetarianos caldo de legumes

Frite a cebola no azeite de oliva até murchar. Junte o arroz e a abóbora, misture bem sem deixar fritar e vá juntando o caldo quente aos poucos. Mexa de tempos em tempos e  a medida que o arroz vai secando acrescente  caldo até ficar no ponto. Este processo de incorporar o caldo aos poucos e ir mexendo permite que o arroz solte todo o amido, o que deixa o risoto cremoso. Quando o arroz estiver cozido junte as folhas de sálvia, a manteiga ou o requeijão e misture bem. Deixe descansar uns  5 minutos Decore com algumas folhas de sálvia e polvilhe queijo parmesão ralado e sirva.  

Esta combinação de sálvia com abóbora é perfeita, o adocicado e a suavidade da abóbora casam perfeitamente com o sabor  rude da sálvia. É surpreendentemente deliciosa. Não preciso dizer que esta receita me deixou encantado. Agora à noite vou esquentar a sobra, com mais queijo ralado, fazendo um grande bolo numa frigideira anti-aderente. Aliás toda sobra de risoto nessa casa vira esse bolo maravilhoso, com casquinha dourada. Para tanto um pouco de azeite na frigideira, a sobra do risoto e um pouco de queijo ralado. Deixe formar casca de um lado, vire com o auxílio de um prato ou tampa de panela e doure do outro. Esta pronto  um lanche como poucos. Para arrematar um gole de vinho.
Esta receita é para Lígia Negri, que não é  vegetarianas e adora abóbora. Segundo ela Dona Lala fazia um risoto de abóbora delicioso. Alías a cozinha de Dona Lala era qualquer coisa maravilhosa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário