domingo, 15 de setembro de 2013

Salada de Folhas com Melancia e Nozes





Hoje está quente em Curitiba, o que  é muito bom. Mas com o calor vem a secura, uma umidade do ar de menos de 24%.  Quem aguenta? Curitiba é insuportável. Para terça feira está prometido 6 graus centígrados e provavelmente 80% de umidade do ar. Ou seja, sol,  calor e secura seguidos de temperaturas de inverno e chuva. Durmo mal com a renite  que me ataca direto, respiro mal. Quero ir embora pra Passárgada, que provavelmente tem um clima melhor. Ou será que só é melhor para os amigos do rei, seu Bandeira?
Aproveitando a secura fiz uma salada de alface americana com melancia e nozes tostadas, mas adianto que fica melhor com rúcula ou com um misto de folhas. Como a Iara é alérgica a rúcula, me contento com alface. Comemos antes do talharim que preparei com um molho de carne picada na faca. Um dia ainda vou postar a receita de macarrão caseiro que aprendi na minha infância. 

Para a salada

Folhas de alface americana (vc pode utilizar um misto de folhas)
Pedaços de melancia
Nozes tostadas

Para o molho

Sal
Azeite de oliva
Limão Siciliano 
Pimenta do reino quebrada
Caldo da melancia 

Toste as nozes no forno ou na frigideira e quebre-as em pedaços pequenos. Corte uma fatia de melancia e quebre em pedaços pequenos com as mãos. Faça isto sobre uma tigela para aproveitar o caldo que cai para o molho. Junte tudo numa saladeira e deixe na geladeira até a hora de servir.

Para Fazer o molho

Junte os ingredientes do molho num pote e misture até ficar homogêneo. Regue a salada e sirva imediatamente. 

Enquanto fazia esta salada pensava que a Bernadete Abaurre e a Raca, amigas de muitos anos iriam adorar. Então, é pra vocês. É uma salda mesmo, não é aquela história da moda atual de alguns bifês por quilo que servem folhas e frutas no almoço, acompanhando carnes gordurosas, bolinhos fritos de toda espécie de sobras, croquetes, couve amarela nadando no óleo de soja e um feijãozinho ralo. E o arroz, bom do arroz é melhor nem falar, porque parece feito pra virar bolinho no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário