domingo, 6 de abril de 2014

Inhoque com Recheio de Gorgonzola




Este inhoque é uma beleza e muito fácil de fazer. Outro dia fomos na Cantina do Délio aqui em Curitiba com Alfio e nossa querida amiga Anete Ivo que veio fazer uma conferência no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Anete e Iara pediram este inhoque. Quando vi pensei vou fazer. Durante o jantar elogiaram tanto, que não tive dúvida. Não sei se esta é a receita da Cantina, mas ficou muito bom. 

Porção para três pessoas.

Recheio

150 gramas de mussarela ralada
250 gramas de gorgonzola amassado.
Misture tudo, amasse com a mão e faça bolinhas. Ponha na geladeira enquanto vc faz a massa. 

5 batatas inglesas médias cozidas com casca
2 ovos
2 xícaras de farinha (ou mais. A quantidade depende do tamanho do ovo). 

Cozinhe a batata e deixe esfriar (faça isto na véspera). Descasque e passe no espremedor. Junte à massa da batata os ovos e a farinha de trigo. Amasse muito bem. Se ficou muito mole junte mais um pouco de farinha. O ponto está bom quando não grudar mais na mão. Faça um rolo com a massa da grossura do buraco que resulta da junção   do polegar com o indicador (prática essa medida, não?). Corte fatias de mais ou menos 1/2 cm de largura. Abra na mão cada fatia para que fique como se fosse um pequeno disco. Coloque a bolinha de gorgonzola sobre o disco, cubra com a massa e role na mão e fazendo uma bolinha. Este é o melhor pedaço da receita, quem não brincou de fazer bolinha de massa quando criança? Deposite numa superfície enfarinhada.


Molho:

30 gramas de funghi sechi (mais ou menos)
Azeite de oliva e manteiga em proporções iguais
1 fatia de panceta ou bacon
2 colheres de sopa de creme de leite
1/2 cebola média picada fina
1 dente de alho picado
Folhas de louro - opcional
Folhas de Sálvia - opcional
1 ramo de estragão - opcional
2 ramos de tomilho - opcional
Sal e pimenta do reino moída

Lave muito bem o funghi e hidrate normalmente. Pique a cebola e o alho e refogue na manteiga com azeite de oliva. Pique o funghi e coloque com a água na panela com a cebola e o alho. Acrescente a água do funghi, as folhas e ramos verdes e vá cozinhando, juntando água aos poucos. Quando o funghi estiver cozido, junte o sal e a pimenta. Numa frigideira doure o bacon ou a panceta picados bem miudinhos. Acrescente ao molho e deixe ferver alguns minutos. Retire as folhas de louro e os ramos do tomilho, da sálvia  e do estragão e acrescente o creme de leite. Mexa muito bem e abaixe o fogo ou desligue.
Para cozinhar o inhoque coloque bastante água com sal numa panela e quando estiver fervendo coloque os inhoques. Mexa cuidadosamente para que não grudem no fundo da panela. Quando subirem calcule entre três e cinco minutos de fervura. Retire os inhoques, jogue na panela do molho, misture bem e sirva. Polvilhe com sálvia, tomilho e estragão. Acompanhe  um bom queijo ralado.

Parece omplicado, mas não é! Não levei mais de uma hora para fazer para o almoço hoje. Claro que não conta aí o tempo de cozimento das batatas. Ficou uma beleza. Chamei Lígia para almoçar com a gente. Ela e a Iara aprovaram e me autorizaram a colocar no blog, portanto tem garantia. Esta receita é para meu amigo Sergio Adorno, que nos presenteia com muitas delícias, aos domingos, no facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário