sábado, 26 de abril de 2014

Pão Saloio





Quem me falou desse pão português foi Laudícia, uma amiga cearense muito querida. Ela falava desse pão com um gosto imenso, que me deixava imaginando como deveria ser bom. Me contava que era um pão português rústico, cascudo e com uma massa muito leve. Ela não tinha a receita, mas eu prometi que ia procurar e fazer esse pão da roça (saloio, significa da roça). Pois ontem fiz e ficou de fato uma maravilha. Espero Laudícia que corresponda ao que vc come nas suas idas e vindas para Lisboa.


500 gramas de farinha de trigo de boa qualidade
1 colher de café de sal e mais uma pitada
1xicara mais 3/4 de água morna
1/2 tablete de fermento (eu prefiro o Itaiquara)
1 colher de sobremesa bem cheia de manteiga
1 colher mas 1/2 de sobremesa de óleo de cozinha (não use azeite)

Junte à agua morna o sal, o óleo, a manteiga e o fermento. Mexa até ficar tudo diluído e bem misturado. Acrescente a farinha, amasse uns 15 minutos ou mais. A massa fica meio mole, mas dá para formar uma bola. Cubra com um pano e deixe crescer por umas duas horas ou até dobrar de tamanho. Modele os pães (bolas), coloque num tabuleiro e deixe na geladeira no mínimo 2 horas. O ideal é que fique por umas 12 horas. Aqueça o forno a 180 graus e coloque os pães. É importante só retirar da geladeira na hora de por no forno, o choque térmico ajuda na formação da casca. 

A receita acima foi retirada de uma matéria sobre a Gruta de Santo Antonio, restaurante português de São Paulo.
 Fico pensando neste pão quentinho com manteiga e café, ou então para acompanhar uma sopa ou mesmo um copo de vinho. Laudícia, postei essa receita pra você que como exímia cozinheira vai fazê-lo melhor que eu. Depois divida a receita com a Rejane que também gosta de cozinha. Estou pensando fazer este pão e recheá-lo com creme de Gorgonzola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário