domingo, 10 de maio de 2015

Bacalhau Mantecato




Hoje fiz uma receita de bacalhau pra ninguém botar defeito. Simples, rápida, muitíssimo fácil. É um prato clássico da cozinha do Veneto. Se você gosta de bacalhau não deixe de fazê-la. O acompanhamento é também muito simples, polenta assada, ou brustolada como se dizia na minha casa.Vamos começar com a polenta, que deve estar fria na hora de cortar para assar, portanto vc pode fazê-la de véspera e deixar na geladeira.

Para a Polenta

1 Copo de fubá ou polenta pré-cozida (use a polenta Stivali instantânea que é ótima).
3 copos de água fria (minha mãe não gostaria de saber que começo a polenta com água fria.
Sal a gosto.

Coloque a água na panela, misture o fubá e o sal. Mexa constantemente até a polenta estar cozida. Se vc optar pela polenta instantânea, calcule uns 30 minutos. Se usar fubá, uns 50 minutos. O ideal para fazer polenta é fogo baixo e panela grossa. Quando estiver cozida despeje a polenta numa prato ou panaro (tábua especial para polenta, em geral redonda, utilizada pelos camponeses). Deixe a polenta esfriar. Se vc fizer de véspera é melhor, pois ela fica com uma consistência melhor para cortar. Neste caso deixe a polenta na geladeira de um dia para o outro.

Para o Bacalhau

500 gramas de bacalhau dessalgadoO
Água 
2 folhas de louro
Azeite de oliva (para o bacalhau ficar cremoso)
1/2 maço de salsinha picada grosseiramente
1 dente de alho grande
Pimenta do reino moída na hora (a gosto)

Coloque o bacalhau na panela com bastante água e o louro. Cozinhe até o bacalhau ficar bem macio, uns 30 minutos de fervura. Retire da água e deixe esfriar. Reserve um pouco da água do cozimento. Retire a pele e os espinhos do bacalhau e coloque as lascas no processador ou no liquidificador com o alho e a salsinha. Vá agregando azeite enquanto estiver batendo. Bata até a mistura ficar bem cremosa, se vc não quiser usar muito azeite umas duas ou três colheres da água do cozimento. Enquanto estiver batendo adicione um pouco de pimenta do reino moída. Tá pronto o bacalhau.  

Assando (ou brustolando) a Polenta

Corte as fatias de polenta, esquente bem uma frigideira SEM NENHUMA GORDURA e coloque as fatias de polenta. Asse de um lado e de outro e sirva bem quente com o bacalhau.O segredo da polenta assada é não colocar em frigideira ou chapa fria, para que não grude.

Esta receita deve ser acompanhada com um bom vinho tinto. Como disse é muito simples e muito fácil. E pra quem não gosta de lavar louças é ideal para um domingo porque suja muito pouca coisa. Aliás, não sei porque muita gente não gosta de lavar as coisas que suja pra cozinhar. Depois de muito tempo aprendi a gostar de ver a bagunça da cozinha sendo transformada em ordem novamente, tudo limpo. Penso que a Ester Scarpa, como boa descendentes de italianos gostará muito desse bacalhau. Teté, é pra vc essa receita.  



Um comentário:

  1. Hummm, Rasia... tô aqui salivando mais que o cachorro do Pavlov!

    ResponderExcluir