quinta-feira, 4 de junho de 2015

Tortine al Gorgonzola


Esta receita tirei de um livro de comidas italianas, editado pela Academia Barilla - é aquela das massas. É um livro belíssimo, grande, tem receitas incríveis. Até agora todas as receitas que testei são ótimas. Todas dão certo, as medidas são exatas. Ontem ainda fiz um macarrão à carbonara que ficou excelente. Se vc gosta de cozinhar e encontrar esse livro por aí, não pense no seu dinheirinho, compre, vale a pena.

2 ovos
50 gramas de manteiga derretida
1/2 tablete de fermento biológico
1 Xícara de farinha de trigo
120 gramas de queijo gorgonzola
70 ml de leite morno
Sal e pimenta do reino moída na hora

Comece derretendo  a manteiga e amornando o leite. Dissolva o fermento no leite e misture a manteiga. Bata os ovos com o sal e a pimenta do reino. Misture esses ingredientes com a farinha e amasse bem. Junte o gorgonzola picado, misture tudo novamente. Unte forminhas  com manteiga e enfarinhe-as ou uma forma de pudim com furo. Coloque a massa e deixe crescer até dobrar de tamanho. Decore com pedaços de gorgonzola e nozes picadas, coloque para assar em forno quente (180 graus). Uma dica importante, como esta massa leva manteiga e queijo, desenforme as tortas enquanto ainda estiverem quentes, isto evita que grude na formas. 

Como vcs podem ver na foto (ruim por sinal, feita com celular), eu não coloquei as nozes, porque não tinha em casa, mas a combinação é perfeita.  Imaginem estas tortas com um bom vinho, fica uma delícia, ainda mais se for um vinho meio seco, como os italianos de uva corvina (tô sabido demais...) da região do Vêneto ou um primitivo da manduria. 

Só consigo fazer algumas receitas que pedem medidas como 70 gramas disso, 12 gramas daquilo, 112 ml daquele outro, porque ganhei uma balança digital o Sylvio e da Lu. Oh presente bom!!! Agora é tudo "medida por medida", como diria Shakespeare. Sylvio e Lu essa receita é pra vocês.  Esta balança é danada, pesa em libras, kg e mede líquidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário