terça-feira, 30 de junho de 2015

Costela (Prime Ribs) com Legumes Caramelados






Eu não sou muito chegado às carnes em geral, embora goste muito, pois tenho problemas para digeri-las. Então sempre como muito pouco, embora tenha que ter uma carninha no dia-a-dia. Esta receita é de um sabor incrível e muito fácil de ser feita, nada que quem tem uma cozinha e um pouco de prática não possa fazê-la. Não vou me preocupar com a quantidades, estou postando os ingredientes e o modo de fazer, aí que tiver a fim de encarar calcula.

A Carne:

Ripas de costela (Prime Ribs)
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Alho
Alecrim e sálvia picados grosseiramente o suficiente para envolver a carne
Manteiga para untar a carne

Os Legumes:

Cenoura em bolinha
Cebola pequena em bolinhas
Ervilha
Abobrinha em bolinhas
Aspargo fresco
Sal
Pimenta do reino
Manteiga
Açúcar


Tempere a carne e coloque no saco, ou envolva em papel para assado. Aqueça bem o forno e coloque a carne para assar (numa forma, claro). Vai levar mais ou menos uma hora e meia a duas. Durante o tempo que a carne ficar no forno cuide a temperatura, para que a carne não queime.

Enquanto a carne estiver no forno prepare os legumes. Com o auxílio de um boleador faça bolas com a abobrinha. Não se assuste se não ficarem perfeitas.  Ferva uma panela com água e coloque as cenouras por uns 4 minutos. Faça o mesmo com a ervilha e depois com as cebolas.  A abobrinha deixe uns 2 minutos, ela cozinha muito rápido. Lave os aspargos e deixe os inteiros, cozinhe-os por uns dois minutos também. Para que os legumes não continuem cozinhando enquanto enquanto esfriam, assim que retirar da fervura passe na água fria e deixe que escorram bem.
Quando a carne estiver assada retire do forno e deixe descansar.  Misture os legumes e salgue-os, coloque um pouco de pimenta do reino. Nesse tempo esquente uma frigideira com manteiga, cubra a manteiga com uma camada fina de açúcar e jogue os legumes, mexendo cuidadosamente para não quebrá-los. Se precisar coloque água aos poucos, só para o caramelo não queimar.  Você pode também caramelar os legumes antes da carne ficar pronta, conservando-os na frigideira. E na hora que for servir esquentar. Espero que meu amigo de infância Lourenço Chacon goste dessa carninha, o problema é que ele não vem pra Curitiba par gente fazer.








Um comentário:

  1. Pode me esperar, Rasia! Ando muito passeador nestes últimos tempos.

    ResponderExcluir