segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Ratatouille Assado




Sábado fizemos aqui em casa um almoço de encerramento das atividades do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde que coordeno há 10 anos. O prato principal foi ravioli de costela e ravioli de abóbora, mais conhecido entre os  camponeses descendentes de italianos como tortelli de zuca. O ravioli de costela já está no blog, o tortelli vou postar uma hora dessas. Como entrada servimos um ratatouille, que posto agora. 

Beringela
Abobrinha
Tomate 
1 Cebola média
1 dente Alho
alecrim seco
Tomilho
Sal 
Pimenta do reino moída
Azeite de Oliva

Ao escolher a abobrinha e beringela preste atenção no diâmetro, para que tenham mais ou menos a mesma grossura, para que não dê muita diferença de tamanho entre as rodelas. Isto é importante para a montagem do ratatouille. Não vou colocar quantidade de cada um dos vegetais, mas a proporção. Para uma beringela, vai mais ou menos uma abobrinha e dois ou três tomates. No molho calcule os ingredientes em função do que sobrar dos vegetais.  

Corte as rodelas da beringela, da abobrinha e do tomate de forma que tenham a mesma espessura,  a foto dá uma idéia disso. Reserve as rebarbas para o molho.  Bata no processador ou no liquidificador as rebarbas dos vegetais com a cebola e o dente de alho e o mais  tomate, além do que sobrou. Coloque o azeite na panela, junte os vegetais batidos  e cozinhe até apurar.  Junte a pimenta moída e sal. Espalhe o molho no fundo de um refratário que possa ir à mesa e monte o ratatuoille alternando as rodelas dos vegetais. Coloque um fio de azeite sobre o ratatouille, espalhe uma folhas de alecrim seco (pouco, muito pouco, pouco mesmo!) e o tomilho. Se vc quiser pode substituir os temperos secos por  frescos. Lembre-se que os temperos secos ficam bem mais fortes, por isto  insisto que seja um pouquinho mesmo. Cubra com papel laminado e cozinhe em forno médio. Para saber se está assado, preste atenção na consistência dos vegetais. Sirva frio com um fio de azeite.

O ratatouille  foi feito por mim e pelo Derivan, meu orientando de Doutorado, que veio nos ajudar a fazer os raviolis na sexta, ficamos das 14 às 19 na cozinha, fazendo massa, recheio de abóbora e de costela e conversando lorota. Foi uma linha de montagem, Iara, Derivan e eu muito divertida. Não se assuste que o ratatouille é muito rápido, em 30 minutos está montado, ou até menos dependendo de sua faca, de seu fogo e sua habilidade na cozinha. Se demorar um pouco mais também não é caso  de assustar, habilidade a gente adquire. Falar nisso se alguém tiver interesse no tema recomendo a leitura de O Artífice, um grande livro de Richard Sennett, sobre o ofício. Um dos exemplos que ele toma para discutir é o de cozinheiro, além de outros como a ourivesaria e o de cirurgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário