sábado, 3 de dezembro de 2016



DE VOLTA AO   BLOG

Este ano estive muito ocupado e não pude me dedicar ao  Blog. Estava pensando em desativá-lo, mas quando vi as estatísticas do número de acesso, acho que devo voltar a postar. São quase 10 mil pessoas que o consultam  por mês, o que considero um número significativo para um blog de alguém que cozinha porque gosta, sem pretensão nenhuma, somente a de comer comida feita com cuidado e sem muita cerimônia. Ficar longe das modas e do chefismo que impera hoje, quando ninguém mais gosta de cozinhar, mas de se exibir dizendo-se chef, é minha intenção, sempre foi. Não suporto tanta bobagem e besteira de comer somente o que é funcional, o que faz bem pra isto ou pra aquilo. Me criei comendo o que estava disponível, o que plantávamos e colhíamos ou criávamos e ninguém na minha família morreu por isto, nem adoeceu. A comida tinha duas funções, aquelas que as populações mais simples reconhecem: alimentar o corpo e proporcionar prazer. Nada era mais importante para nós na casa de meus pais - pra mim continua sendo - que comida bem feita e sentar-se à mesa na hora da refeição. Coisas muito simples como o arroz, o feijão, o ovo frito, as verduras, a polenta, o queijo, as massas e a carne eram motivo de sobra para muita alegria e muitas conversas. Não tinha nada especial na comida de D. Angelina, a não ser o sal, a pimenta do reino, o alho e as ervas da horta: manjerona, orégano, salsa, basílico, rosmarin (alecrim), sálvia e louro. O perfume chamava a água na boca e a gastura no estômago esperando que o sino da igreja da vila anunciasse que a hora de ir pra mesa havia chegado.   É com essa água na boca e esse som de sino do meio dia que retomo esse blog. Quando Mia Couto escreveu que cozinhar é um ato de amor, todo mundo ficou entusiasmado, mas com certeza D Angelina já sabia disso, por isto cozinha duas vezes por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário