terça-feira, 18 de abril de 2017

Polvo Grelhado com Batatas ao Murro






Fiquei um tempo sem postar  receita nova, não porque tivesse parado de cozinhar, muito pelo contrário, com várias na fila de espera. Inventei um curso novo na Pós-graduação de Sociologia e tenho trabalhado a mais da conta com as leituras. Além disso, que dá aula em Pós-graduação sabe o inferno que são os meses de março e abril, uma defesa atrás da outra. Desculpem, mas agora prometo regularizar as postagens e publicar tudo o que está na fila, sem prejuízo da Pós-graduação e muito menos de uma boa refeição. Vamos ao polvo:

Um polvo 
Água
1 Cebola média
1 dente de alho 
2 folhas de louro
sal (coloque o sal nos últimos minutos de cozimento)

Lave muito bem o polvo tirando possíveis restos de areia das ventosas e os olhos. Quando a água estiver fervendo coloque o polvo e os temperos. Deixe ferver uns 30 ou 40 minutos que o polvo vai ficar bem macio. Outra técnica é mergulhar o polvo na água fervendo uma duas ou três vezes antes de colocar ele na panela, já fiz isto muito, mas não faz diferença no tempo de cozimento. Dizem também que quando a cebola está cozida o polvo tá pronto, não sei, por via das dúvidas sempre espeto com garfo pra saber se t'no ponto.

Para o acompanhamento:

Batata inglesa com casca (pelo menos uma por pessoa)
Brócoli
Tomate cereza
Cebola pequena (calcule pelo menos uma por pessoa)
Azeitona Preta
Sal
Azeite

Lave bem as batatas  e cozinha com casca e reserve. Dê um murro na batata para ela abrir um pouco. Cozinhe o brócoli  no vapor al dente e reserve também. Quando o polvo tiver macio, retire da água, coloque num refratário com os demais ingredientes, sal  e bastante azeite.  Deixe grelhar, até as batatas ficarem coradas. Pronto, agora é só abrir um bom vinho e comer.

Duvido que vc não vá gostar, é muito simples, fácil de fazer (embora tenha o reserve rsrsrs) e poucos ingredientes. Vou dizer uma coisa, não gosto muito de receita que a lista de ingredientes é maior que a lista do supermercado, gosto das receitas que permitam que os ingredientes sejam valorizados, não escondidos. Tenho um orientando que faz comida muito boa, mas mistura tudo que encontra na despensa. Outro dia ele me entregou um capítulo da tese de doutorado que era uma mistura geral. Não aguentei e perguntei: Vc prestou atenção que vc  escreve  como se estivesse cozinhando? Aí dei uma de Mia Couto: tem  gente que escreve como cozinha ou cozinha como escreve. (to rindo aqui desta parte final da postagem  é quase um aforisma para concorrer com o Ratton, meu querido amigo de Pernambuco que agora deu pra aforismar no FB.)
Derivan e Ratton essa receita é pra vcs.



2 comentários:

  1. Obrigado Rasia.
    Gostei da parte do "escreve como cozinha, cozinha como escreve".
    A forma, a função e o significado que atribuímos a uma determinada ocupação expressa muito de nós, cozinhar e escrever é se expor se mostrar ao mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vc se mostra muito bem, receitas ótimas e um texto excelente.

      Excluir