sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Arroz Branco Com Queijo Parmesão


Esta receita a Iara recriou aguçada pelo perfume imaginário desse arroz, a partir  de uma passagem do livro "Viagem à Terra das Moscas" de Aldo Buzzi. O livro eu ganhei da Annamaria, uma de nossas queridas amigas aqui de Curitiba. As crônicas  do livro são belíssimas, mas muito simples, como toda boa crônica.

Arroz branco
Queijo parmesão raldo (não use de pacotinho, pelo amor de Deus!)
Manteiga

Frite o arroz até ele ficar transparente, sem queimar. Cozinhe al dente, como sempre com o sal.
Junte a   manteiga e o parmesão ralado, misture(preste atenção na quantidade de manteiga, não ponha demais). Sirva fumegando numa bela travessa. Vai perfumar tudo.

Aqui vai a passagem do livro na qual Iara se inspirou:
"...Retornando ao Continente senti vontade de um prato de arroz branco como os que comia, quando criança, em Florença, na villa Torrecina, casa da querida tia Anna...A cozinheira era de Greve, cidade do Chianti, e se chamava Assunta. Era analfabeta, algo muito  comum então, uma entre milhares de  pessoas  que vivem a vida inteira sem ler uma linha, mas na cozinha toscana, mesmo não podendo consultar o Artuzi, era perfeita. Eram sempre muitos os que se sentavam à mesa, como em Spartà, e assim o arroz vinha numa bandeja imensa, que Assunta carregava com dificuldade... Meu tio, na cabeceira, era o primeiro a ser servido. Era o patrão. Experimentava um pouco e dava seu consentimento a Assunta, autorizando-a a servir os outros...." ( Aldo Buzzi). 
Não é maravilhosa essa passagem? Quem tem pais italianos, ou se criou entre eles sabe o que é isto. 

Um comentário:

  1. To indo preparar esse arroz cheiroso para o almoço. Vai acompanhar uma carninha na pimenta quebrada. Nham, nham!

    ResponderExcluir