domingo, 17 de outubro de 2010

Bacalhau com Molho Branco

                                                                                                        Foto: Iara Bemquerer Costa


Esta receita é muito fácil de ser feita, basta ter um pouco de paciência e você terá um prato de bacalhau de fazer inveja. Hoje fiz no almoço com batata de alecrim e pimenta do reino, salada de abobrinha. Bebemos um vinho do Alentejo que Ana Maria me deu. Estava ótimo. Vai lá:

Bacalhau demolhado e fervido (Guarde um pouco da água para o molho branco)
Alho e Cebola Picados
Azeite de Oliva
Pimenta do Reino
Açafrão ou Curcuma
Refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente o bacalhau desfiado. Deixe refogar mais uns minutos com um pouco de açafrão. Pronto o bacalhau faça o molho branco.

Para o molho branco (bechamel)
Cebola e Alho Picados
Manteiga
Azeite de Oliva
Manteiga
Nóz-moscada
Pimenta do Reino Moída
Água do cozimento do bacalhau
Leite
Farinha de trigo ou maizena
Cheiro verde (o que tiver: tomillho, cebolinha, manjericão etc...)

Refogue a cebola e o alho no azeite e na manteiga. Junte um pouco da água do cozimento do bacalhau, misture um pouco de maizena ou farinha de trigo com o leite, dissolva e misture no molho. Mexa enquanto cozinha. Depois de cozido uma pitada de nóz-moscada e uma de pimenta do reino.  Junte o cheiro verde bem picado.
Ponha o refogado de bacalhau num refratário fundo, misture o molho (que deve estar grosso, mas não uma papinha). Mexa com um colher. O molho deve cobrir o bacalhau. Leve oa forno e deixe ferver uns bons minutos até ficar gratinado.
Se você fizer um molho branco muito espesso, quase uma papinha, o bacalhau vai ficar muito ruim. Lembre-se que ao ferver no forno o molho tenderá a engrossar um pouco mais, portanto cuidado. Se não der certo não vá se queixar que eu não avisei. Papinha de bacalhau é um desperdício, pelo amor de Deus!


2 comentários:

  1. Rasia
    Que bom te achar neste blog tão delicioso !dica da Mainha, é claro
    Bjos
    Terezana

    ResponderExcluir
  2. Terezana,
    que bom saber que você está acompanhando o Blog. Você vai ver um dia desses sua receita de catupiri com alho frito postada aqui. Não deixe de fazer a costelinha com aspargo fresco e polenta. O Mauro vai lembrar da infância. Tô com suadade. Um grandioso abraço para vc e o Mauro, que adoram uma boa mesma com os amigos.
    Rasia

    ResponderExcluir