sábado, 30 de outubro de 2010

Risoto de Bacalhau com Pera



                                                                                               Foto: J. M. Rasia

Esta receita é pra Mainha que adora comida simples e boa. Aliás, Mainha não só adora comidas como adora gente, bichos e árvores. Mainha é uma das pessoas mais doces que conheço, sempre pronta para acolher em seu colo os amigos e os amigos dos amigos... Foi assim quando chegamos em Curitiba em 1986. Mainha e Egmar foram as primeiras pessoas que conhecemos. Fomos acolhidos por eles como da família e como da família nos aproximamos, nos distanciamos, nos aproximamos...Mainha dona de uma vontade de viver imensa, de compartilhar tudo que gosta e de presentear a gente com bolos maravilhosos que só ele sabe fazer, com claras e gemas ainda batidas à mão. Mainha, pra você meu risoto de bacalhau com pera.

Arroz Arbóreo
Cebola Picada
Azeite de Oliva
Manteiga
Vinho Branco
Caldo de Carne de Boi ou de Frango (nada de caldo de pacotinho)
Bacalhau desfiado Refogado 
Pera Picada
Tomate picado sem casca e sem semente
Sal, 
Cheiro verde (salsinha, cebolinha e tomilho, manjericão)
Faça a base do risoto (azeite e manteiga, cebola refogue e acrescente o arroz arbóreo)
Junte um pouco de vinho branco e a pera picada. Vá mexendo sempre. Quando o vinho secar comece a juntar o caldo aos poucos. Vá mexendo. Quando estiver quase pronto junte o bacalhau e os tomates picados. Prove o sal. Deixe terminar de cozinhar (al dente). Quando tiver pronto, junte um pouco de manteiga misture bem. Acrescente o cheiro verde picado ( salsinha, cebolina, tomilho e neste caso, manjericão vai bem ). Sirva com um bom vinho tinto. 
Não disse que o bacalhau tem que ser dessalgado, nem dei as quantidades. Isto faz parte do bom senso de qualquer um, portanto é desnecessário ficar com esse passo a passo. Isto só  faz as pessoas desistirem de cozinhar. Quem não sabe disso? Quem não sabe também que caldo leva água, carne, cenoura, cebola, alho, tempero verde, pimenta em grão, sal etc...E deixe ferver, e deixe ferver...Tô aqui feito bobo ensinando como é que se faz caldo de carne de boi ou de frango. Se acrescentar legumes, tá aí a receita de sopa de legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário