domingo, 21 de novembro de 2010

Camarão com Molho de Pimenta




Esta receita é muito rápida, muito simples e muito boa. Hoje fiz no almoço, fazia tempo que a Lígia me pedia. Não se assuste com a quantidade de pimenta, não vai queimar sua boca. Ao contrário você vai se dar  conta que é possível comer pimenta sem ficar soltando bafo e pedindo água. Experimente!

Camarão  médio limpo
Tomates bem maduros, cebola picada, alho e louro  
Pimentas: do reino, rosa, branca, calabresa, da jamaica (aquela que se usa em doces).
Cabecinhas de cravo
Sementes de coentro ( Se você não gosta de coentro não faça cara feia, o gosto da semente não tem nada a ver com o gosto da folha. Aqui casa ninguém come a folha, só a semente).
Sal

Faça um molho com tomate, cebola, louro, e alho. Moa as pimentas,  os cravos e as sementes de coentro com sal no pilão e junte ao molho.  Cozinhe até o molho ficar seco, sem queimar. Apague o fogo.
Junte os camarões, misture e coloque num refratário. Leve para cozinhar no forno quente. Não deixe cozinhar além do ponto. Camarão não deve ficar muito cozido, enrijece. Prove o sal e a pimenta, se for o caso complete. 
O segredo dessa receita é ficar picante sem a arder ou queimar. Portanto, use uma variedade de pimenta que vai arrendondar e distribuir o sabor na boca toda. Cada pimenta atinge uma região da boca, por isso a mistura (use o bom senso na quantidade de pimenta). O molho tem que ficar bem seco e espesso, porque o camarão junta água. Hoje servi com arroz branco (basmati), salada de folha, alcachofrinhas e batatas crocantes (cozidas e depois fritas, que minha  mãe fazia). Não levei mais de uma hora para limpar os camarões e fazer o molho. Depois é ferver uns minutos no forno e pronto. Este molho também fica muito bom com postas de peixe (pintado, surubin e outros que não desmanchem). O cozimento no forno é obrigatório, não queira enrolar cozinhando na chama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário