quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nhoque Rústico



Outro dia meu filho Francisco veio me falar do minestrone que faz usando uma massa feita em casa com farinha, ovo e um pouco d'água. Disse que o nome da massa é dumping. Ri, e  melembrei do nhoque rústico que comíamos quando criança. Minha mãe fazia quando tava com pressa.

Farinha de trigo
Ovo
Água
Açafrão da terra ou curcuma  (para deixar a massa amarelinha)


Misture tudo e mexa com um garfo, até formar uma massa pastosa e bem lisa. Despeje com uma colher de sobremesa na água salgada fervendo e deixe cozinhar al dente. Sirva com seu molho preferido e  cheiro verde picado. Se vc gosta de queijo não tenha pena. Hoje fiz com um molho de tomate com bastante cheiro verde e anchovetas peruanas em azeite, bem picadas. O segredo para as anchoves não acabarem com o sabor do molho é preparar o molho e colocar as anchovas depois que o fogo estiver apagado. Na minha terra tinha gente que chamava isto de preguiça de mulher. É tão fácil de fazer, mas tão fácil, que se voce duvidar demora mais postae a receita e baixar a foto  que fazer o bendito nhoque. Você pode fazê-lo também com espinafre, para tanto basta bater as folhas do espinafre com os ovos no liquidficador e fazer a massa.


Variação desta Receita que fica Coisa muito Fina, Finissíma:

Cozinhe mandioquinha (batata salsa) esmague e junte ovo e farinha. Na hora de cozinhar tenha muito cuidado, a água não pode estar fervendo aos borbulhões. Vá retirando com escumadeira para não quebrar. Uma dica, antes de começar a jogar a massa na panela, experimente uma duas colheradas para testar o ponto. Se for preciso acrescente mais um pouco de farinha. Sirva com molho a bolonhesa.



Um comentário:

  1. Essa eu testei e ficou MARAVILHOSA. O molho foi bem light, com lingüiça rústica de porco (da terra mesmo) e manjericão que peguei no quintal da sogra. O vinho para acompanhar foi um Norton de 2007 Tempranillo. Tudo muito leve! Que beleza!!

    ResponderExcluir