sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Bolo de Chocolate Com Molho de Framboesa





                                                                 Foto: Iara B. Costa


Esta receita estava esquecida há muito tempo. Aqui em frente de casa em Curitiba, no Hau, bairro tipicamente de classe média e quase no centro da cidade, havia um grande terreno baldio. Nossa gata Sarah que  morreu (com 17 anos!) caçava muita jararaca e, como boa caçadora, atravessa a rua e depositava na porta do cozinha sua caça. Num verão foram treze cobras! Tinha também muitos pés de framboesa, eu todo ano colhia e fazia geléia para distribuir e também fazia um bolo  de chocolate com framboesa. Agora no lugar das framboesas e cobras, tem um condomínio de sobrados. essa coisa feia que fazem muito em Curitiba. Em qualquer terreno maiorzinho um pouco constroem um conjunto de sobrados. Provavelmente Curitiba é a cidade que mais tem este tipo de construção no Brasil. A receita eu vi na TV, se não me engano num desses programas americanos. Outro dia Laudícia, nossa querida amiga, veio de Fortaleza ficar uns dias em casa, para fazer um curso de Cake Design, com uma doceira famosa de Curitiba. Lembrei da receita e resolvi fazer.


1 receita básica de bolo de chocolate (pode ser bolo de caixinha, viu Laudícia)
1 receita básica de musse de chocolate
 Framboesa fresca - pode ser umas  2 caixinhas
1 xícara de açucar
1 copo de  conhaque
Alguma folhas de hortelã


Comece preparando o molho:
Reserve algumas farmboesas para decorar o bolo
Dê uma amassa nas framboezas numa tijela funda e junte o açúcar, o conhaque e as folhas de hortelã rasgadas. Deixe na geladeira. Vai formar um belo mollo, bem vermelho.


Depois do bolo assado, quando já estiver frio corte ao meio em dois discos .  Molhe  um dos discos com um pouco do molho, despeje uma parte das framboezas e passe uma camada de musse. Coloque o outro disco por cima. Derrame um pouco do molho sobre o segundo disco e cubra com o musse de chocolate. Leve a geladeira algum tempo para a cobertura ficar mais consistente. Na hora de servir coloque em volta do prato um pouco do molho e algumas framboezas que você reservou. Deixe o restante do molho para que cada um coloque um pouco sobre sua fatia. 
Laudicia você me provocou dizendo que eu não ia dizer que poderia ser um bolo de caixinha. Pois tá dito, afinal você sabe quanto eu sou preguiçoso com receitas de doces. Você que faz uma comida maravilhosa e agora desenha bolos, diga aí, este bolo não é uma maravilha?



Um comentário:

  1. Santo Deus!!! Esse bolo é uma tentação irresistível!!! Mas onde é que eu vou achar framboezas e jararacas aqui em Campinas???? O bolo de caixinha até que é fácil de achar e eu tenho uma boa receita (facinha) de musse de chocolate... Tenho até a Julieta, que daria conta de caçar jararacas, caso existissem... Mas as framboezas... Vou esperar para comer esse bolo em Curitiba mesmo!
    Beijos e boa viagem pra Patagonia! Traga de lá algumas receitas exóticas!
    LALAU

    ResponderExcluir