domingo, 18 de setembro de 2011

Entrevero

                                         Foto 1 - Começando a ferver. O verde é pimenta de cheiro

Entrevero no dialeto gaúcho é mistura, confusão, bagunça, briga. Pode ser de gente ou mesmo de coisa. Não sei como os dicionários registram isto, mas na linguagem comum do dia-dia é isto e tudo mais que lembre coisa desarrumada. Esta comida aprendi coma Theresa, que muito mais que minha prima é minha irmã do coração. Temos uma trajetória de irmãos, um carinho de irmãos e principalmente vivemos como irmãos. Uma das idas pra Porto Alegre ela fez pra mim. bebemos e conversamos até altas horas.

Carnes variadas (carne de boi, Linguiça, Costelinha de porco. Se quiser incrementar um linguiça calabresa (em Porto Alegre a Linguiça do Bola é imbatível) e alguma carne defumada vão muito bem etc...etc...)
Legumes variados (cebola, abóbora, cenoura, batata doce, batata inglesa, milho em rodelas etc...etc..)
Óleo
Sal
Alho
Louro
Pimenta em grão
Colarau
Um maço de cheiro verde 
Corte as carnes em pedaços grandes e ponha pra fitar com um pouco de óleo. Prepare  os legumes em pedaços grandes (abóbora, cenoura, batata doce, cebola, batata inglesa, pimentão vermelho, mandioca e o que mais quiser). Junte os legumes e àgua à carne - em primeiro lugar a mandioca, porque demora mais para cozinhar- depois o restante dos legumes. Acrescente os demais temperos, um pouco de  água e deixe cozinhar. mexa de vez e quando,  prove o sal e vá acrescentando água quente na medida que água for secando. Depois de cozido o caldo deve estar grosso e não deve cobrir os legumes. É um ensopado, não uma sopa
Esta comida é uma variação do cozido que se encontra em várias cozinhas regionais da America e da Europa. E o bom é que não dá trabalho, suja uma só panela. Na Argentina tem uma comida muito parecida que se chama carbonada, feita com legumes  (dos quais a abóbora é o carro chefe) e carne de boi. Costuma-se servir com arroz. Pra a acompanhar um bom vinho ou uma boa cerveja.
                                           Foto 2  - Entrevero cozido  

Nenhum comentário:

Postar um comentário