sábado, 24 de setembro de 2011

Torta de Doce de Leite e Banana da Terra


Esta receita é uma adaptação de uma torta que está fazendo muito sucesso em Porto Alegre. Comi e gostei muito, mas achei que poderia modificá-la. Foi na casa da Theresa assim mesmo com Th, coisa pra poucas Teresas. A receita que comemos tem banana crua e suspiro cru. Acho que minha adaptação ficou outra coisa, e confesso, gostei mais. Combinamos que iríamos fazer essas modificações. Pena que o André não estava aqui para provar. Ele adora esta torta!

 Massa para uma torta pequena:

1 xícara e meia de farinha
1 ovo
2/3 de xícara de açúcar
Margarina ou manteiga até dar ponto
1 xícara de cafezinho de farinha de castanha do Pará (opcional. Para fazer a farinha moa finamente as castanhas no liquidificador)
2 Colheres de café de fermento Royal.

Coloque a farinha numa tigela, acrescente o açúcar, a farinha de castanha, o fermento misture bem com uma colher. Junte  e ovo. Misture tudo com mão. Vá juntando a manteiga ou margarina até a massa ficar homogênea. Sove bem com as mãos. Faça uma bola, coloque no centro de uma forma anti-aderente, e espalhe pela forma de modo a forrar também as laterais da forma. Aconselho usar papel manteiga no fundo da forma. Bote para assar no forno a 180/190 graus. Quando  a massa estiver crescida fure com um grafo no fundo para que ela não cresca muito. Esta massa (sem a farinha de castanha) a gente usa aqui em casa para fazer várias tortas doces, só muda a cobertura. É, portanto, uma massa básica para tortas.

Para a Cobertura

Doce de Leite
Banana da terra cozida no micro ondas ou no vapor (cozinhe a banana com casca e não deixe derreter de tanto cozinhar). Só tire a casca quando a banana estiver fria. Corte a banana em rodelas.
2 Claras de ovo em ponto de suspiro ou merengue
6 colheres de sopa de açúcar   ( pra quem gosta de suspiro, três colheres de açúcar para cada clara de ovo é uma proporção que não tem erro).

Bata as claras de ovo, primeiro sem o açúcar. Quando elas estiverem firmes junte o açúcar e bata novamente até ficarem bem firmes. (Se você pegar um pouco da clara batida  com a colher e virar a clara para baixo e ela não cair é porque está no ponto).

Monte a Torta

Passe uma  boa camada de doce de leite sobre a torta. Cubra com as rodelas de banana da terra cozidas. Cubra a banana com as claras batidas. Vá fazendo montinhos de clara usando duas colheres pequenas. Tudo pronto. Ligue o broiler do forno e ponha para assar. Tenha muito cuidado, porque broiler é uma desgraça, qualquer descuido fica tudo queimado. Não arrede o pé de perto do forno. Pode usar também maçarico (coisa chique e cara) para dourar a clara. Se seu forno não tiver broiler não tem problema. Aí tem um macete: quando você estiver assando a massa tire-a do forno quando você perceber que ela está assada mas ainda não tostou. Ela vai ficar tostada na hora que você colocar pra assar a cobertura. Ok? 

Não gosto de postar receita de doce, sempre tem trocentas etapas. Na hora que a gente lê parece que vai se atrapalhar. Não sei se ficou claro, mas vai por mim. Esta receita é fácil, apesar dos "para a massa," "para a cobertura" e do "monte a torta." Mas esta é fácil, sem drama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário