quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Linguado no Vapor com Molho de Manjericão



Esta receita é mais simples do que a roupa dos santos, beatos e outros que se desencantaram com o mundo e esperam o céu.  Por graça de  Deus sou ateu! Acredito somente na amizade, nos amigos e nos animais, principalmente nos meus gatos Alonso e Mafalda e outros que já tive. Ah! acredito também num bom azeite de oliva, nas comidas em geral, no frio e no calor. Coisas palpáveis e mundanas. Para o resto não tenho ingenuidade nem paciência suficientes.

O Peixe:

Postas finas de linguado - tempere com sal e pimenta
Azeite de oliva

Na  panela  de vapor  coloque as postas do linguado temperadas e regue com  um pouco de azeite. O peixe cozinha muito rápido, no máximo 5 minutos de fervura. Cuidado para que ele não desmanche. Antes de tirar da panela deixe ele esfriar um pouco que quebra menos.

O Molho:

Um punhado de salsinha e manjericão, picado bem fino.
1 colher  de café de mostarda Dijon ou mostarda comum
azeite de oliva extra virgem
sal a gosto

Misture tudo e mexa até homogeneizar.

Retire os filés da panela e espalhe num prato. Sirva o molho a parte para que cada um se sirva.

 Um outro molho para este peixe:  casca de limão ralada, sal e azeite de oliva.

Esta receita é super leve e super fácil, você em dez minutos tem uma refeição deliciosa, nutritiva e muito simples. Eu servi hoje com repolho cozido no micro ondas. Já vou dizer como faz:

O repolho

Corte o repolho em gomos, ajeite num recipiente que possa ir ao micro-ondas, espalhe um pouco de sal e pimenta do reino moída e pedacinhos de manteiga. Ponha um pouquinho de água, tampe e cozinhe por alguns minutos, até o repolho ficar no ponto. Se você não tiver micro-ondas, cozinhe os gomos de repolho no vapor e tempere depois de cozido. Neste caso dispense a manteiga. 
Taí, cozinhar não é difícil. Para acompanhar sirva também pão, de preferência integral. Esta comidinha simples com um vinho fica um jantar muito chique, barato e saboroso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário